Orquestra Popular volta à cena com ensaios abertos

23/03/2016 16:57:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

A Orquestra Popular de Macaé (OPM) apresentou nesta quarta-feira (23), no Hall do Centro Macaé de Cultura, música de qualidade. O projeto "Ensaios Abertos" da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, da Fundação Macaé de Cultura (FMC), visa contribuir para a formação de platéia, com repertório do mundo que assimile gêneros musicais diversos.

A orquestra, formada por 10 componentes, entre professores, convidados, alunos e ex- alunos da Emart exibiu um repertório composto de música popular brasileira e tocou os gêneros bossa-nova, samba, maxixe e choro, que atraiu diversas pessoas.

Segundo o regente da OPM, professor e músico Bruno Py, este é o segundo ensaio deste ano. Ele informou que a orquestra se reúne todas as quartas-feiras e utiliza instrumentos como o sax, percussão, trompete, contrabaixo, trombone, flauta, guitarra, violino, bateria e violoncelo. "Neste segundo ensaio tocamos músicas conhecidas de autores famosos como Pixinguinha, Lourival Caimi, Vinicius de Moraes e Tom Jobim", disse.

Desde que foi revitalizado em julho do ano passado, o projeto "Ensaios Abertos", da Emart tem oportunizado ao público macaense apreciar a boa música, com vários grupos artísticos, como a OPM, o Coral da Cidade e o Grupo de Choro.

Os professores e ex-alunos da Emart que formam a OPM exercitam a prática do seu aprendizado e alegram o público, oferecendo cultura de qualidade, por meio da música, e mostra de compositores importantes. Para facilitar o acesso da população os "Ensaios Abertos" têm sido realizados em locais públicos.