Prosseguem até o final do mês atividades e ações alusivas ao "Outubro Rosa" na rede municipal de saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias Saúde da Família (ESF) de Macaé. Nesta quarta-feira (16) haverá uma roda de conversa de conscientização e prevenção quanto ao câncer de mama no Centro de Especialidades Doutor Moacyr Santos (antigo Barracão). A programação vai acontecer às 9h .
O encontro será conduzido pela equipe de profissionais que atuam no espaço. Eles vão enfatizar a importância do autoexame e do lema "Se ame, se toque e se cuide". O Centro de Especialidades Dr. Moacyr Santos funciona na Rua Marechal Rondon, 390, no bairro Miramar.
Vale lembrar que este mês é marcado pela conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, e contará com palestras, orientações ao autoconhecimento e prevenção à saúde.
Campanha
O movimento popular "Outubro Rosa" é global. Começou na década de 90 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama e destacando a luta contra a doença, enfatizando a necessidade da prevenção e detecção precoce. O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres em todo o mundo.
Desta forma o "Outubro Rosa" oferece uma oportunidade de mobilização sobre os riscos, fatores de proteção, métodos de detecção e tratamento Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.
Durante o autoexame é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados debaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.