Foto: Bruno Campos
Evento foi promovido no Estácio Cláudio Moacyr de Azevedo, o Moacyrzão
Dezenove de outubro é o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama. Para comemorar, um evento para as mulheres foi realizado nesta quarta-feira, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, o Moacyrzão, e durou todo o dia com cerca de 150 mulheres atendidas.
Foram realizadas coletas de preventivo; distribuição de pedido de mamografia; dinâmica de apresentação; alongamento; palestra sobre educação e saúde, como a prevenção ao câncer de mama; maquiagem; corte de cabelo e sorteio de alguns brindes. Neste grupo estava a dona Zila Matias da Silva, moradora da Barra, no auge dos seus 96 anos.
"Estou na ativa, faço a minha caminhada e é importante se cuidar. O médico me recomendou isso. Só não posso ficar parada", brinca a senhora.
A enfermeira Danielly Gomes da Silva, gerente da unidade da Barra Brasília A, explicou a importância da conscientização das mulheres para evitar doenças e, assim, promover a manutenção da saúde.
"A gente busca neste mês passar informações de prevenção para as mulheres. É uma maneira de ajudar aquelas que estão com preventivo e mamografia atrasados", explica.
A ação foi realizada de forma integrada pela Secretaria de Saúde - Estratégia Saúde da Família (ESF) da Barra - com a Fundação de Esportes (Fesporte).
- Esse evento chama atenção da realidade do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, não apenas no mês de outubro, mas o ano todo. Foi um dia de integração com café da manhã, alongamento, dança, realização de exames preventivos e diversas outras atividades. Sem dúvida, um dia muito positivo para todos - disse Thales Coutinho, presidente da Fesporte.