Foto: Arte do Ministério da Saúde
Mobilização busca estimular o autoexame e diagnóstico precoce da doença
A programação do Outubro Rosa em Macaé está cheia de eventos para a conscientização sobre a importância dos cuidados da mulher com a saúde. A campanha contra o câncer de mama já é tradição há alguns anos no país e incentiva o diagnóstico precoce da doença.
A secretaria de Saúde focará suas ações na prevenção, com palestras nas unidades de saúde e ações nas comunidades por meio das equipes da Estratégia de Saúde da Família. Como parte da programação, no próximo dia 20, haverá palestra com a mastologista Karina Crespo a respeito da prevenção do câncer de mama. O evento acontece a partir das 9h, no Paço Municipal, e será destinada a Agentes Comunitários de Saúde, que atuarão como multiplicadores.
Nas escolas, durante todo o mês, professores e diretores reforçam informações quanto à prevenção do câncer para alunos dos ensinos Fundamental e Médio, além de pais e responsáveis. A prevenção também será destacada durante aulas de disciplinas como Ciências Naturais e programações como o Dia da Família na Escola.
Na segunda quinzena deste mês, a Secretaria de Educação vai promover o "Abraço Rosa", em que todos os servidores vão participar de uma dinâmica especial sobre o tema. A programação será marcada pela integração dos profissionais vestidos com peças, acessórios no tom rosa ou o laço referente à campanha.
O material informativo será trabalhado nas escolas municipais e está sendo apresentado pela União Macaense de Combate ao Câncer de Mama (Unamama), que também terá sua programação no decorrer do mês. Os informativos têm como foco a prevenção e o diagnóstico precoce. De acordo com dados da Unamana, 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher no autoexame.
Prevenção - Em grande parte dos casos, o câncer de mama, quando detectado em fases iniciais, tem mais chances de tratamento e cura. Durante o autoexame, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no mamilo e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.