Outubro Rosa reúne mulheres no Centro Cultural do Legislativo

10/10/2019 12:17:00 - Jornalista: Waleska Freire e Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

Alerta para a prevenção ao câncer de mama está sendo feito durante todo

Tendo como meta atingir todos os gostos e interesses, além de todas as idades e situações, para aproximar a população macaense do Centro Cultural do Legislativo (CCL), o espaço registrou nos períodos da manhã e da tarde desta quarta-feira (9) a presença de dezenas de mulheres dentro do evento "Câncer de mama: diversos olhares", uma programação do Outubro Rosa.

A União Macaense de Combate ao Câncer de Mama (Unamama), em parceria com a Câmara Municipal e a Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), realizou dia de conscientização para a prevenção ao câncer de mama. Foram promovidos roda de conversa, orientações, artesanato, serviços de saúde e atração musical. "Tudo isso aberto para as mulheres", pontuou a diretora do CCL, Maria Ângela.

A mediadora das palestras foi a ex-vereadora e ex-vice prefeita, além de ex-paciente de câncer de mama, que venceu a doença, Marilena Garcia. A roda de conversa foi um bate-papo sobre câncer de mama a partir de diversos olhares de profissionais.

Foram convidadas para as atividades a mastologista Karina Schueler; a nutricionista Ana de Almeida; a advogada especializada em direitos dos pacientes com câncer e membro da OAB, Raísa de Barros; a comandante da Guarda Municipal de Macaé, Adriana Manilha; a representante do Núcleo de Atenção à Mulher, Jane Roriz; a fisioterapeuta do Polo de Oncologia, Fabrine Souza e a assistente social do Polo de Oncologia, Margareth Costa.

A programação contou ainda com serviços no espaço interativo 'Saúde e Vida', artesanato e serviços de saúde na Praça Gê Sardenberg, além da atração musical da banda de Niterói Amamedes, composta por mulheres ex-pacientes de câncer de mama.

Campanha da Unamama

Além deste evento do Outubro Rosa, a Unamama, em parceria com a Acim, irá fazer uma campanha de conscientização nas lojas do centro da cidade, através de panfletos para os clientes e camisas personalizadas com o slogan "Eu me amo, câncer de mama tem cura". Estas serão usadas pelos funcionários do comércio. Outra atividade especial deste mês será a exposição fotográfica, com fotos de 12 pacientes e ex-pacientes de câncer de mama, sendo um homem e 11 mulheres.


Fotos Relacionadas