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Ouvidoria da Educação completa dois anos de atendimento

25/10/2012 10:15:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Educação completa, nesta quinta-feira (25), seu segundo ano de atividade, comemorando o fato de ter atendido mais de oito mil pessoas em 24 meses de existência. Neste período, o setor vem cumprindo a missão de ser um canal de manifestação e representação dos interesses dos cidadãos frente à secretaria, para a resolução ágil das questões apresentadas por eles. Entre elas, reclamações, informações, críticas, sugestões e elogios que o público interage com a Ouvidoria da Secretaria de Educação, considerada um instrumento importante de Avaliação Institucional.

De acordo com o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar, o contato direto com servidores, estudantes, professores e o público em geral é fundamental para detectar as demandas e prioridades. Daí, a importância de saber como o setor funciona e o que é feito a partir do que chega através deste canal:

- O trabalho da ouvidoria é feito com transparência e tivemos avanços positivos, pois o setor é uma forma de participação das pessoas no processo democrático. Temos que parabenizar o trabalho realizado pelos ouvidores da Educação, que funciona não só para identificarmos o que está funcionando bem na gestão educacional do município, como também para propor, quando necessário, soluções para tornar a educação de Macaé cada vez melhor, afirma o secretário.

A coordenadora da Ouvidoria da Educação, Tânia Aguiar, ouvidoria é um setor estratégico na busca da qualidade, da transparência e da cidadania. Ela explica que o setor funciona como um interlocutor com a comunidade escolar, estimulando a participação do cidadão no controle e avaliação da prestação dos serviços que a secretaria oferece:

- Nos sentimos orgulhosos por estes dois anos, pois a cada instante percebemos que o nosso trabalho foi aceito por nossos colegas e pela comunidade local. Conseguimos passar o espírito da ouvidoria e a ansiedade de buscar sempre respostas para os nossos usuários. Para que o trabalho seja realizado, contamos, desde sua criação, com o apoio de todos os setores da Secretaria de Educação e da Ouvidoria Geral do município, não só nas respostas aos encaminhamentos, como também nas soluções dos problemas levantados,

O ouvidor geral do município, Décio Braga, afirma que Ouvidoria da Educação é um importante canal que representa a Ouvidoria Geral e faz parte de uma integração com o objetivo de facilitar a comunicação do munícipe com o poder público:

- Ouvidoria para nós é isso: ter capacidade e sensibilidade de transcender os limites da função, se colocar no lugar do outro, tendo plena certeza de que a tecnologia pode ajudar, mas, nunca vai substituir as pessoas. E a Ouvidoria da Educação é uma referência dentro do sistema da nossa Ouvidoria Geral. Queremos, de verdade, que o conceito que Educação tem hoje ao lidar com o processo de Ouvidoria, fosse multiplicado por todos os setores, pois isso tornaria o processo de Ouvidoria em nosso município ainda mais forte e dinâmico, pontua.

As reclamações, sugestões, informações e elogios referentes à administração municipal podem ser feitas na Ouvidoria Geral, através do número 0800-022-0237, que também mantém um canal no site da Prefeitura (www.macae.rj.gov.br). No caso da Educação, as solicitações podem ser feitas na sede da Secretaria, na Rua Antero Perlingeiro, nº 402, no Centro, e pelo número (22)2762-2373, além do canal na página da Educação no site da Prefeitura e do endereço eletrônico ouvidoria.educacao@macae.rj.gov.br.