Agilidade e transparência. Essa é a marca que a Ouvidoria da Secretaria de Educação tenta imprimir para encurtar, cada vez mais, o caminho entre as respostas e os questionamentos e solicitações da comunidade usuária da rede de ensino. O setor foi aberto no dia 25 de outubro e atende por meio de telefone, email e na recepção da Secretaria onde é feita a triagem do atendimento.
Com pouco mais de um mês de funcionamento, a equipe da Ouvidoria está motivada com a interação satisfatória dos usuários/manifestantes, em função dos resultados obtidos com o atendimento menos burocrático e, consequentemente, mais eficiente.
- É estimulante observar o interesse cada vez maior da sociedade de interagir com esta Ouvidoria, não somente pela solução rápida das demandas, mas também devido ao esclarecimento ágil e da linguagem simples sobre os trâmites administrativos, destaca a coordenadora do setor, Tânia Aguiar.
O maior volume de demandas recebidas na Ouvidoria da Educação enquadra-se no perfil informações, seguido de solicitações, outros, reclamações, informações e também elogios e sugestões. O perfil ‘outros’ refere-se às manifestações pertinentes a outras secretarias. Com relação às vias de comunicação, o setor recebeu neste primeiro período de trabalho 77 emails, e realizou 611 atendimentos diretos mais 315 por telefone.
A meta da Ouvidoria é aprimorar a qualidade do serviço visando também facilitar as ações dos gestores. Para isto, trabalha internamente em busca da eficiência na administração pública, o que requer a participação dos cidadãos como agentes de transformação e aperfeiçoamento do serviço público. O atendimento é feito pelos telefones: 2762-2373 / 2772-4955; email: ouvidoria.educacao@rj.gov.br; ou diretamente na recepção da Secretaria de Educação - Rua Antero Perlingeiro, nº 402, Centro.