As ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa mobilizam a rede municipal de ensino de Macaé. A previsão é que no sábado, dia 16, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, realize o lançamento oficial do pacto na rede municipal de ensino. A programação deverá acontecer às 8h30min na sede do Ciep Leonel Brizola.
O Pacto Nacional pela Alfabetização é um compromisso formal assumido pelo governo federal, estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental com a idade até no máximo oito anos. O Pacto está previsto no decreto federal 6.094, de 24/04/2007, que diz respeito ao Plano Nacional de Educação.
O próximo passo do Governo Municipal é levar os 16 tutores, que foram escolhidos pela Prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Educação, para participar entre os dias 20 a 22 de mais uma etapa do curso de Formação Continuada. Desta vez será em Cabo Frio.
Os Orientadores de Estudo são professores da rede, que fazem um curso específico, com 200 horas de duração por ano, ministrado por universidades públicas como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Nesta quarta-feira, dia 6, a equipe pedagógica da Secretaria de Educação promoveu um encontro com orientadores pedagógicos e educacionais para destacar a importância do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e mobilizar os profissionais quanto ao lançamento oficial em Macaé.
Já nesta quinta-feira (7) foi promovida reunião com os diretores das modalidades da Educação Infantil e Ensino Fundamental com a intenção de apresentar as metas da Prefeitura de Macaé e os eixos norteadores seguidos pela Secretaria de Educação.
Paralelo aos encontros e cursos de Formação Continuada, o Governo Municipal vai intensificar a realização de atividades direcionadas à comunidade escolar, para mobilizar pais e responsáveis pelos alunos de primeiro ao terceiro anos. A finalidade é contribuir com as ações do pacto executadas pelas escolas municipais, que têm a intenção de contribuir com o processo ensino-aprendizagem.
O Pacto Nacional pela Alfabetização vai abranger um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, que serão disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC).
Em Macaé, o programa vai seguir os quatro eixos pautados pelo Governo Federal como “Formação Continuada de Professores Alfabetizadores”. Outro eixo do Pacto é a “Utilização de materiais didáticos e pedagógicos” com o uso livros didáticos (entregues pelo PNLD) e respectivos manuais do professor; obras pedagógicas complementares aos livros didáticos e acervos de dicionários de Língua Portuguesa (também distribuídos pelo Programa Nacional Livro Didático), além de jogos pedagógicos de apoio à alfabetização.