A encenação acontece de 28 a 31, às 20h, na Praia de Imbetiba.
Faltam apenas dez dias para o público conferir o trabalho dirigido por Ginaldo de Souza, que traz na bagagem mais de 25 montagens da Paixão de Cristo nos Arcos da Lapa, Centro do Rio, nos últimos 40 anos. Nesta segunda-feira (18), começaram os ensaios com a participação de todos os atores. Os ensaios no palco, fechados ao público, serão nos dias 26 e 27. Cerca de 300 pessoas, entre atores e integrantes das equipes de estrutura e técnica, estão envolvidas na montagem. O elenco inclui 30 pessoas com deficiência (PCD) da Escola Sentrinho de Macaé. Entre os artistas selecionados para o espetáculo estão atores formados pela Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) e alunos.
“É com grande satisfação que testemunho o impacto positivo que o espetáculo da Paixão de Cristo tem em nossa comunidade e nos artistas locais. Este evento não apenas celebra nossa rica tradição cultural, mas também promove o desenvolvimento artístico em nossa cidade. É uma oportunidade para nossos artistas brilharem e para a nossa comunidade se unir em torno de uma história tão significativa”, destacou o secretário de Cultura, Leandro Mussi.
Atriz formada pela Emart em 2017 e integrante do Ensemble Entretom, Jô Sousa, conta que por dez anos encenou a Paixão de Cristo em âmbito escolar e que sempre teve vontade de participar deste espetáculo para um grande público. “A direção e a produção do espetáculo são totalmente hábeis e acessíveis para nossas questões. A preparação para esta encenação, assim como para outros projetos, requer estudo, conhecimento textual e principalmente a entrega. Trabalhar com os sentimentos que envolvem a Paixão de Cristo é o nosso grande desafio”, frisa a artista que fará uma interpretação especial num momento da montagem.
“É a primeira vez que participo da Paixão de Cristo. Toda experiência acrescenta bastante na carreira do ator, porque o ator está sempre em construção. Ter espaço para os atores da nossa cidade é fundamental”, acrescentou a atriz formada pela Emart (2014), Amanda Vayssière.
O coral ‘In Canto’ abrirá o espetáculo, a partir das 18h30. Os espectadores devem levar cadeiras de praia para se acomodarem melhor. Alimentos não perecíveis serão recolhidos nas noites do evento, que é gratuito.
Programação religiosa
No domingo de Páscoa (31), às 17h, haverá Missa campal celebrada pelo bispo da Diocese Nova Friburgo, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci.
Ficha técnica
Texto: Benjamim Santos
Assistente de direção: Claudia Bispo
Concepção cênica e figurinos: Maria Carmem
Assistente de figurinos: Maria Rita
Caracterização: Geovana
Iluminação: Oscar José
Direção de produção: Oscar José
Produção e execução: Horse Produções Artísticas Ltda