Foto: Rui Porto Filho
Empresas e instituições sem fins lucrativos podem se inscrever na seleção para produção cultural e encenação da Paixão de Cristo
Até sexta-feira (18) empresas e instituições sem fins lucrativos podem se inscrever na seleção para produção cultural e encenação da Paixão de Cristo em Macaé que faz parte do calendário municipal. A seleção é coordenada pela Fundação Macaé de Cultura (FMC), que abriu edital público com o objetivo de dar maior transparência ao processo.
Os projetos deverão acatar os preceitos religiosos e bíblicos, sendo desclassificados os que contiverem cenas que possam chocar a opinião pública e criar constrangimentos para qualquer segmento religioso. A intenção do governo é ter um espetáculo de qualidade, criativo e que atenda às expectativas do público. Vale ressaltar que cada proponente só poderá inscrever um projeto.
De acordo com o governo os interessados em produzir a Paixão de Cristo terão tempo hábil para a seleção de elenco, ensaios e confecção de todo o material necessário. Com antecedência, a planilha de custos poderá ser mais bem detalhada e consequentemente, trabalhada para diminuir seu valor, sem perder a qualidade do espetáculo.
O governo pretende ainda, com a abertura do edital, profissionalizar e dar oportunidade para aqueles que possuem formação e atuam na área, valorizando e fortalecendo o setor cultural de Macaé e região, inclusive alcançar os alunos do curso de teatro da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (EMART) é uma das metas do governo, já que os cachês serão baseados nas tabelas dos sindicatos de atores.
O edital informa que as propostas serão avaliadas por uma comissão composta por membros com experiência técnica na área, que terá o objetivo de dar maior transparência ao processo. Serão convidados nove avaliadores qualificados tecnicamente e sorteados três destes pela comissão organizadora da FMC. Todos os avaliadores serão profissionais com residência fora do município de Macaé e que não tenham vínculos com os proponentes.
Para participar, as empresas e instituições com ou sem fins lucrativos devem ter em seu objeto social a produção de eventos culturais. O edital está disponível no site (www.macaecultura.com.br). Os interessados devem fazer a inscrição prévia na sede da fundação, localizada na avenida Rui Barbosa, 780, 2º andar, Centro.
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 8 de fevereiro em jornal de grande circulação no município e no site da fundação: www.macaecultura.com.br como também no da prefeitura: www.macae.rj.gov.br. A apresentação do espetáculo acontecerá entre os dias 28 e 31 de março na Praça Veríssimo de Mello.