Foto: Maurício Porão
Oficina registra presença de 30 artesãs.
Com o objetivo de promover o artesanato local e o desenvolvimento econômico dos artesãos de Macaé, a prefeitura, em parceria com o Sebrae, realizou o workshop “Os desafios do aprender, do saber, do fazer, do ser, do conviver e do vender para artesãos”. A oficina foi realizada nesta sexta-feira (19), das 13h às 17h, na sala 2 da secretaria de Trabalho e Renda.
Durante o workshop, que contou com cerca de 30 artesãs, a consultora do Sebrae, Ana Julião, conversou sobre as possibilidades, desafios e possíveis caminhos para se produzir, expor e vender produtos artesanais de forma lucrativa. Diversos pontos foram abordados, desde a qualidade do produto, passando pelo diferencial de apresentação, adequação ao mercado, cálculo de preço, pontos de vendas, entre outros.
- É fundamental o cálculo correto dos custos de produção e do preço de venda para a sobrevivência do artesão e da manutenção do seu negócio. Além disso, é importante que o artesão consiga analisar o comprador para poder confeccionar o produto de acordo com o gosto do público e cobrar o preço também segundo este público – destacou a especialista.
Para a artesã Edna do Amor Divino, que confecciona bolsas e acessórios com tecidos, o curso foi importante. “Sempre participo de cursos como este e é muito bom porque sempre aprendemos algo novo. A Secretaria de Trabalho e Renda tem tentado nos ajudar e melhorar o nosso trabalho e essas iniciativas são muito boas”, comentou.
Já a artesã Ângela Maria Pereira, que trabalha com manufatura do peixe e é também ligada à Associação de Artesanato e Culinária, muitos pontos discutidos durante o workshop serão úteis. “Gostei da discussão em relação às etiquetas e embalagens. Vou repassar essas informações para as outras artesãs com quem trabalho e tenho certeza de que vão aproveitar”, comentou.
O workshop foi oferecido por meio de uma parceria do Sebrae com a Secretaria de Trabalho e Renda e tem como objetivo principal promover a geração de renda e a economia popular solidária.