logo

Palestra alerta cuidados com a asma

09/05/2016 17:47:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Especialista pontua medidas preventivas para evitar doença inflamatória

Para lembrar o Dia Mundial da Asma, em 3 de maio, a Secretaria de Saúde de Macaé e a Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOPTERJ) realizaram nesta segunda-feira (9) a palestra "Tudo o que você precisa saber sobre asma", no auditório do Paço Municipal.

Membro da SOPTERJ, o pneumologista Gleison Guimarães ministrou a palestra, que foi direcionada para profissionais da saúde da rede pública e particular e a população. "A nossa meta foi esclarecer as dúvidas sobre a asma; segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 300 milhões de pessoas sofrem com o problema", disse, acrescentando que a asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas e em indivíduos susceptíveis pode ocorrer episódios recorrentes de tosse, chiado, aperto no peito, e dificuldade para respirar.

Gleison ressaltou que neste período do ano, há uma maior circulação de vírus respiratórios, que podem causar rinites, sinusites e demais infecções. "Medidas preventivas são importantes, como a limpeza dos ambientes, sempre com pano úmido. É bom também evitar tapetes, cortinas, realizar a vacinação para gripe e pneumonia e evitar exposição ao frio", frisou.

Ele falou ainda que vários fatores podem desencadear uma crise, como mudanças bruscas de temperatura, estresse, alguns medicamentos, entre outros.

A subsecretária de Saúde, Sônia Mussi, explicou que o trabalho desenvolvido na rede municipal de saúde é voltado para a promoção e prevenção de doenças e neste sentido serão realizados outros cursos e palestras de atualização. "A asma, por ser uma doença de grande prevalência, muitas vezes pode levar à internação. Medidas preventivas são importantes para reduzir a hospitalização", citou.

Para a fisioterapeuta da unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Cajueiros, Aline Gouveia, a educação permanente é fundamental para que os profissionais possam interagir e promover um cuidado de excelência ao usuário. "A asma é uma das patologias que mais trato neste período e a palestra neste momento nos chama a atenção para novas abordagens", disse.


Fotos Relacionadas