logo

Palestra alerta para os riscos da Obesidade Mórbida Infantil

02/06/2015 14:40:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: João Barreto

Quem precisar de orientação nutricional, deve procurar a Catan, na Rua Dr. Luiz Belegard, 139

O Dia Internacional Contra Obesidade Mórbida Infantil, comemorado nesta quarta-feira (3), foi lembrado na manhã desta terça-feira (2) com uma palestra e demonstração de alimentação saudável e light, na Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan). O objetivo é mostrar que é possível uma alimentação mais saudável.

A nutricionista Rejane Reis, da Catan, que apresentou a palestra sobre os problemas causados pela obesidade, informa que segundo dados levantados pelo Sistema de Informação sobre Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), a estimativa é que 60% da população macaense esteja com sobrepeso e obesa.

- Pode ser considerada obesidade mórbida a pessoa que atingir o Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40. A pessoa que é obesa apresenta outras complicações, como hipertensão, diabetes e colesterol alto - explicou.

Ela acrescentou ainda que o trabalho desenvolvido pela equipe da Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição, composta por psicólogo, nutricionista e médico endocrinologista, realiza um trabalho preventivo que tem como finalidade ensinar a ter uma alimentação saudável e realizar atividades físicas regularmente.

- Nós contamos também com o apoio dos profissionais da Coordenadoria Municipal Especializada de Apoio ao Escolar (Cemeas). Existe um trabalho preventivo sobre a obesidade no Barracão, todas as quintas-feiras, às 9h e 14h - acrescentou.

Para a pensionista Maria Gomes, que frequenta a Catan há um ano, as orientações que recebe no local estão ajudando sua perda de peso.

- Tenho que controlar minha saúde, pois tenho diabetes, pressão alta e problema de tireoide. Faço hidroginástica e procuro uma alimentação rica em legumes e vegetais. Já perdi seis quilos, mas sonho um dia em fazer a cirurgia bariátrica para ficar bem - conta.

Quem tiver interesse em saber mais sobre o assunto ou buscar atendimento especializado, pode procurar a sede da Catan, que fica na Rua Dr. Luiz Belegard, 139, Centro, ou através do telefone (22) 2759-1024.