Palestra alerta sobre consumo de energia e conscientização

19/08/2015 11:52:00 - Jornalista: Beatriz Pires/Estagiária

Foto: Juranir Badaró

Uma das dicas é não abrir e fechar a geladeira a todo momento

Nesta terça-feira (18), na agência do Macaé Facilita da Barra de Macaé, aconteceu a palestra sobre consumo de energia, com o objetivo de conscientizar a população sobre os gastos excessivos e como é possível economizar luz e água. A iniciativa foi da concessionária de energia Ampla, em parceria com a prefeitura.

De acordo com a palestrante Audislane Barreto, o programa social ''Consciência Limpa'' divulga para o cidadão a importância da conscientização sobre gastos excessivos e como os atos podem prejudicar gradativamente no orçamento familiar. ''Queremos que as pessoas entendam o verdadeiro custo que sai do bolso de cada um e fornecemos sugestões simples para economizar'', comentou.

Alguns exemplos foram citados como: evitar abrir e fechar a porta da geladeira a todo instante; usar ar-condicionado somente quando for necessário e trocar lâmpadas incandescentes por florescentes.

A especialista citou ainda sobre o benefício familiar, a "Tarifa Social Baixa Renda'', utilizada como desconto na conta de luz para famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, que têm renda até meio salário mínimo por pessoa ou renda total da família de até três salários mínimos ou família que tenha um portador de doença que consuma muita energia elétrica.

Os perigos domésticos que podem ser evitados na manutenção elétrica, os riscos da energia e cuidados que são imprescindíveis para obras domésticas também foram abordados, além de ligações irregulares que podem gerar acidentes graves.

A moradora da localidade de Brasília, na Barra de Macaé, Zilmara Santos conta que após a palestra, vai economizar muito mais em casa. Ela diz que pretende usar uma extensão de melhor qualidade, além de desligar a televisão na tomada e evitar o desperdício de água.

As palestras, oficinas e visitas domiciliares da Ampla acontecem por toda a Região dos Lagos e Serrana com o objetivo de melhorar o desenvolvimento econômico e ajudar na conscientização familiar. Quem quiser denunciar furto de energia deve ligar para Polícia Militar (190); Bombeiros (193); Samu (192); Defesa Civil (199) e Disque Denúncia (2253-1177 ou 0300 253 1177).