logo

Palestra capacita profissionais da saúde

25/07/2013 15:26:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: Maurício Porão

Cerca de 40 profissionais participam de palestra no HPM.

“A situação do adolescente no contexto hospitalar” foi o tema da palestra na manhã desta quarta-feira (24), no auditório do Centro de Estudos do Hospital Público Municipal (HPM). O encontro faz parte das comemorações ao Dia do Assistente Social, 15 de maio.

Cerca de 40 profissionais, entre assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos e acadêmicos de serviço social compareceram ao evento, que contou com a participação de dois palestrantes: Rodrigo Lima, professor do curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Roberta Barcelos, Conselheira Tutelar.

De acordo com Rodrigo Lima, a integração entre Assistência Social, Saúde e Educação é o fator primordial para o sucesso do trabalho da assistência social. “O objetivo é mostrar o direito do adolescente segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, que completa 23 anos e apresenta uma concepção inovadora no contexto hospitalar”, analisou. A palestrante Roberta Barcelos abordou as normas humanizadas utilizadas no dia a dia do conselheiro tutelar.

São inúmeras as atividades exercidas pelos assistentes sociais da Fundação Municipal Hospitalar. Além de realizarem acompanhamento de leitos, eles também prestam orientações individuais ou coletivas. Oferecem serviço aos familiares ou responsáveis em caso de óbito, esclarecendo sobre os benefícios e direitos referentes à situação, acolhem pessoas em momentos de dificuldades, além de sensibilizarem as famílias a participar de tratamento de saúde proposto pela equipe, entre outras atribuições.