Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Municipalizado Coquinho participam, na sexta-feira (20), da palestra “Utilização de Medicamentos e Prevenção da Automedicação!”. A programação vai acontecer, às 19h, na sede da unidade situada na Praia Campista e deve envolver cerca de 50 estudantes.
Para apresentação da palestra, que será ministrada pela professora e doutora em Farmácia, Magdalena Rennó, uma equipe de estagiários do curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) campus Macaé executaram, no dia 27 de abril, pesquisa com os estudantes sobre os medicamentos que utilizam: se eles fazem uso de receita médica ou praticam a automedicação.
O ciclo de palestras e levantamento de dados também está acontecendo no Ciep 455 Maringá. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a parceria entre a UFRJ e a Secretaria de Educação visa integrar os alunos do campus Macaé em pesquisas e experiências voltadas para o cotidiano. “A conscientização dos alunos da EJA é essencial. A Secretaria Municipal de Educação está realizando diversas palestras que envolvem este público”, destaca.
Para a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Conceição de Maria Alves, a palestra sobre os cuidados da ingestão de medicamentos por conta própria é muito importante. “Estamos organizando outros projetos, todavia, esta programação é uma forma de orientar os alunos da EJA, que em sua maior parte são pais ou parentes dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental do município. Os estudantes da EJA são multiplicadores de informações, pois é perigoso à saúde ingerir medicamentos sem receita. Os casos de doenças podem ser até agravados”, diz.