Foto: Maurício Porão
Palestra foi ministrada pela advogada do Procon, Júlia Holst
O auditório da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM) sediou nesta quarta-feira (20) palestra promovida pelo Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa do Cosumidor - Procon Macaé, em parceria com a ACIM e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), sobre os direitos e deveres dos fornecedores nas relações de consumo. A palestra foi ministrada pela advogada do Procon, Júlia Holst. A programação faz parte do Mês do Consumidor do Procon Macaé.
- Durante o Mês do Consumidor, o Procon Macaé promove diversas atividades de conscientização e orientação para os consumidores e lojistas. Realizamos palestras, orientação jurídica, atendimento personalizado e vamos lançar para o Nova Vida o Aprendendo a Consumir, além do Fiscal Mirim para os Guardas Mirins. Nosso objetivo é garantir os direitos dos consumidores e promover um relacionamento saudável entre consumidores e fornecedores – comentou o secretário adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Macaé, Gilcimar Prata.
“O Procon tem uma relação direta entre consumidor e fornecedor e vamos sempre trabalhar em parceria”, afirmou.
“A afixação de preços no varejo para o consumidor deve ocorrer em todo e qualquer item, inclusive na vitrine”, esmiuçou.
“Ao proporcionar a concessão de crédito, o fornecedor deve realizar a afixação de preço de forma detalhada, incluindo o valor total a ser pago com financiamento, o número, periodicidade e valor das prestações, os juros, e eventuais acréscimos e encargos que incidirem sobre o valor do financiamento ou parcelamento”, expressou.
"A palestra contribui para a conscientização e educação dos fornecedores sobre seus direitos e deveres nas relações de consumo", observou Odilon Nogueira, do ramo automotivo.
“É fundamental estarmos sempre atualizados e em conformidade com as leis para oferecer um serviço de qualidade aos nossos clientes", salientou.
"Achei muito importante essa iniciativa do Procon em promover a palestra sobre os direitos e deveres dos fornecedores", disse.
“É fundamental que ambas as partes conheçam seus direitos e deveres para garantir uma relação saudável e transparente”, atestou Gilcimar Prata.
“Existem exceções previstas em lei, como no caso da venda de bebidas alcoólicas e cigarros a menores de 18 anos”, complementou.
“Mas é permitido conceder descontos de acordo com a forma de pagamento utilizada, conforme a Lei Federal nº 13.455/2017”, citou.
“Todas as informações anunciadas em promoções devem ser cumpridas exatamente conforme o enunciado, garantindo transparência e respeito ao consumidor”, acrescentou.