Palestra Quilombo de Carukango foi destaque da ‘17ª Primavera dos Museus’

20/09/2023 18:04:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

A programação gratuita se estende até sexta-feira (22)

Uma visita mediada aos prédios históricos de Macaé, das 13h30 às 15h30, e contação de histórias, às 14h, estão na programação, desta quarta-feira (20), da ‘17ª Primavera dos Museus’. Os eventos comemorativos e gratuitos, no Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, começaram na segunda-feira (18) e irão até sexta-feira (22).

Nesta quinta-feira (21), das 9h às 11h, haverá visita mediada ao museu e à exposição ‘Da Realeza à Escravidão - Uma história sobre a desvalorização da cultura africana", do artista plástico Robson Fazolin. A exposição permanece aberta ao público. A mostra é constituída por pinturas acrílicas em tela de algodão idealizadas especialmente para este evento. Das 14h30 às 16h30, o Solar dos Mellos oferece mais uma aulão de capoeira, e das 18 h às 20h, será realizada a Palestra ‘Políticas sociais para o público LGBTQIA+’, ministrada pela coordenadora de Políticas de Acesso e Gênero de Macaé, Tayse Marinho Pinheiro.

A diretora do Solar dos Mellos, Patricia Barboza, ressaltou a participação do público nos eventos de terça-feira (19), com destaque para a palestra Quilombo de Carukango, ministrada pelo Doutor em Ciências da Educação, Marcelo Abreu.

“Tivemos visita guiada, uma bonita roda de capoeira e a palestra do professor Marcelo Abreu foi muito participativa. Ele abrangeu sobre os quilombos e territórios quilombolas da região de Macaé e Noroeste Fluminense e, especialmente, sobre Carukango. Foi muito importante, porque ele teceu uma linha histórica, dos franceses e da pirataria, até chegar à mão de obra trazida em navios negreiros e a chegada de Carukango por um porto próximo à Imbetiba. Tivemos a presença de estudantes universitários e de professores. Foi muito proveitoso”, disse a historiadora.

No dia 22, uma contação de história, por Rosane de Carvalho, das 14h às 16h, encerrará a ‘17ª Primavera dos Museus’. Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o projeto congrega, de 18 a 24 setembro, instituições de memória de todo o país. O tema deste ano, ‘Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas’, ressalta a importância dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade, fundamentais à democracia. O museu da cidade está localizado na rua Conde de Araruama, 248, Centro. Os contatos para agendamento de visitas de grupos são o e-mail msolardosmellos@gmail.com e o telefone (22) 2759-5049.


Fotos Relacionadas