A Secretaria Executiva de Defesa Civil em parceria com a Companhia Estadual de Gás (CEG) realizou uma palestra sobre a segurança da rede subterrânea de gás em Macaé, na tarde desta quarta-feira (29), no auditório do Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Soares Bittencourt. O evento contou com o apoio da prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros do município.
Durante a palestra, técnicos da CEG apresentaram o guia para obras em vias públicas nos locais abastecidos com gás canalizado. O objetivo é evitar que as tubulações existentes no subsolo sejam atingidas acidentalmente. O guia está disponível em versão digital através do site www.ceg.com.br, no link Segurança de rede.
Foram também demonstradas medidas preventivas que devem ser seguidas durante escavações próximas às canalizações. Os palestrantes falaram sobre a importância de se consultar o cadastro da rede, antes de realizar uma perfuração no solo. Para isso, as concessionárias de serviço público devem solicitar o cadastro através do e-mail cadastroderede@ceg.com.br.
Para o secretário executivo da Defesa Civil, Eric Schueler as informações trazidas na palestra são de grande valia para a segurança municipal.
– Na realização de uma obra há uma série de medidas preventivas que garantem a segurança. Essa parceria com a CEG permite nos orientar para agirmos com conhecimento em caso de acidentes – esclareceu Schueler que estendeu o convite da palestra para outros órgãos, como a Mactran, Secretaria Executiva de Obras, Secretaria Executiva de Serviços Públicos, CEDAE e a Guarda Municipal.
Danos à rede de gás podem provocar acidentes e interrupção no fornecimento, resultando em transtornos e prejuízos. Intervenções no solo sem planejamento adequado acabam prejudicando o andamento da obra e a população local. Para evitar problemas, a CEG recomenda que as concessionárias sempre comuniquem com antecedência a realização de obras no subsolo.