logo

Palestra sobre câncer bucal é ministrada para pescadores

19/04/2022 17:10:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Ação aconteceu nesta terça-feira (19), na sede da Colônia de Pesca Z-3

A palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal foi ministrada nesta terça-feira (19), para pescadores e familiares, na sede da Colônia de Pesca Z-3 de Macaé. A programação, realizada pela Coordenadoria Especial de Odontologia da Prefeitura de Macaé, contou com abordagem da cirurgiã dentista especialista em Estomatologia e mestre em Patologia Bucal, Patrícia Campos.

Na ocasião, o Secretário de Saúde, Alexandre Cruz, ressaltou que a pasta está conseguindo alcançar o objetivo e resultados positivos com a odontologia com uma equipe humanizada. “A população precisa de saúde bucal. O governo municipal prioriza o atendimento de qualidade, humanizado e com diálogo. Vemos isso na saúde bucal. Novos investimentos virão”, observou.

O pescador Herval Francisco da Conceição fez questão de assistir à palestra. “Sou pescador há 40 anos. É muito importante saber informações sobre nossa saúde, para nos cuidarmos melhor. Também recebo atendimento bucal gratuito da prefeitura, aqui na nossa sede, o que é muito bom”, destacou.

Os participantes elogiaram a palestra. Entre eles estava o presidente da Associação de Pescadores, Eduardo Gonçalves. “Nossa Associação conta com 1.300 cadastrados. Além da palestra, a primeira deste ano, cerca de 100 pescadores e familiares recebem atendimento bucal da prefeitura na nossa sede, o que é essencial para saúde”, disse.

Durante a palestra foram abordados assuntos como prevenção, diagnóstico precoce, cuidados com a radiação solar, tabagismo e etilismo (alcoolismo). A cirurgiã dentista Patrícia Campos, especialista no diagnóstico de doenças da boca, pontuou que o câncer de boca é a quinta neoplasia com maior incidência de morte. “Pescadores e trabalhadores rurais, que têm maior exposição solar, devem estar atentos”, pontuou. Ela acrescentou que quem tiver com mancha vermelha ou esbranquiçada que não cicatriza há mais de 15 dias, nódulos ou rouquidão, deve procurar o CEO, que realiza exames clínicos, e se necessário, encaminha para o estomatologista.

A Coordenadora de Odontopediatria, Carla Bittencourt, agradeceu a participação de todos e lembrou que a prevenção é a premissa da palestra. “O diagnóstico precoce é visto como prioridade, principalmente para os pescadores que estão propensos à exposição solar. O nosso objetivo é fazer uma busca ativa da doença e, no dia, para quem quiser e achar que tem alguma indicação, faremos os exames", explicou.

Consultório

A Colônia de Pescadores Z3 de Macaé funciona na Rua Dr. Júlio Olivier, 148, em Imbetiba. O espaço conta com uma equipe especializada, formada por dentistas e especialistas. O consultório odontológico, inaugurado em janeiro deste ano, atende pescadores, seus familiares e população em geral, que podem ter acesso a procedimentos como restauração, extração dentária, aplicação de flúor e tratamento de gengiva. Em caso de necessidade, o paciente é encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

A população em geral pode marcar atendimento todas as quartas-feiras, de 8h às 12h, pelos telefones: 2762-0539 / 2772-0040 / 2772-0235. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento no turno da manhã é destinado à comunidade. Já no período da tarde é para pescadores e familiares, que podem marcar atendimento pessoalmente, das 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.


Fotos Relacionadas