
Evento integra o Projeto Permanente de Incentivo à Excelência na Prestação de Serviços do Comércio e Empresas de Macaé (Macaéx)
O Workshop Vendas e Qualidade foi promovido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, nesta terça-feira (4 de novembro), às 18h30, no Hotel Mercure. O evento integra o Projeto Permanente de Incentivo à Excelência na Prestação de Serviços do Comércio e Empresas de Macaé (Macaéx) e tem como objetivo fortalecer a qualificação profissional e aprimorar o atendimento no setor.
O facilitador Fernando Horta abordou o tema em cinco módulos interativos, que conduziram o público por uma jornada de aprendizado sobre atendimento, vendas e experiência do cliente.
No primeiro, ele fez a abertura e contextualização, explicando por que as pessoas voltam a comprar, o novo perfil do consumidor e a importância do atendimento como estratégia de diferenciação. Horta pontuou ainda sobre detalhes da experiência do cliente.
No segundo, ele apresentou “O Poder do Atendimento que Encanta”, enfatizando que o atendimento vai além da técnica e envolve emoção. O facilitador esmiuçou as três dimensões da experiência — técnica, emocional e simbólica — e mostrou práticas como o uso da linguagem corporal positiva, o sorriso e a chamada Regra de Ouro: tratar cada cliente como alguém que se ama, reforçando a importância do vínculo humano nas relações comerciais.
A terceira abordagem foi de “Vendas com Propósito e Inteligência”, em que Fernando Horta desenvolveu o conceito do vendedor como especialista em pessoas. Ele citou a importância da escuta ativa, do uso de perguntas poderosas e de técnicas que promovem o chamado Efeito UAU, superando expectativas, além de palavras que despertam desejo e confiança.
Em seguida, ele enfocou “A Jornada da Experiência e o Pós-Venda”, frisando o ciclo da experiência do cliente, a importância do pós-venda para a fidelização, mostrando como o feedback e a gestão de reclamações podem se transformar em oportunidades de melhoria. Ele também expôs exemplos de pequenas ações que encantam.
A última parte do workshop chamou os participantes para ação e foi realizada síntese dos aprendizados; abordado o compromisso com a excelência em Macaé e atendimento como experiência humana.
Macaéx incentiva excelência no atendimento
O secretário de Trabalho e Renda, Rafael Franco, expressou que o Macaéx vem cumprindo um papel essencial na valorização da qualificação profissional e no incentivo à excelência no atendimento.
“O primeiro workshop, realizado em outubro, teve como tema Excelência na Prestação de Serviço, e agora avançamos com o Workshop Vendas e Qualidade, que amplia esse olhar sobre o relacionamento com o cliente e o fortalecimento das empresas locais”, afirmou.
“No dia 1º de dezembro, realizaremos o Workshop Metas e Qualidade da Mão de Obra, dando sequência ao cronograma de capacitações do Macaéx”, anunciou.
“Convido empreendedores e profissionais a participarem das ações da Secretaria. Estamos de portas abertas, conectando pessoas e empresas e criando oportunidades que fortalecem Macaé e impulsionam o desenvolvimento da cidade”, disse.