Palestras educam alunos para promoção da saúde

23/05/2013 11:26:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Maurício Porão

Captação da água, distribuição, controle e preservação ambiental são abordados

 Dentro da proposta de realizar um trabalho permanente de educação em saúde para todos os setores da sociedade e para difundir práticas de prevenção de doenças e promoção da saúde, a secretaria de Saúde, com coordenação da Vigilância Sanitária, realizou esta semana uma série de palestras educativas para os alunos do Sesi.

 Com o tema “O caminho das águas”, os agentes da Divisão de Água e Saneamento abordaram captação, distribuição, controle e preservação ambiental. Outros assuntos como cuidados com água para consumo humano e as ações que devem ser tomadas após inundações foram abordados. Os técnicos informaram que a ingestão de água contaminada pode causar diarreias e doenças parasitárias.

O setor de Saneamento da Vigilância Sanitária realiza o trabalho de fiscalização de potabilidade, controle e análise da água dentro da lei 2914/2011. Duas vezes por semana a equipe faz a coleta da água na rede de distribuição da concessionária que abastece a cidade.

O material coletado é encaminhado para o laboratório Noel Nutels no Rio de Janeiro, onde é feita a analise físico-química para avaliar a turbidez, cloro, PH e cor, como também a analise microbiológica onde são verificados os coliformes totais e a bactéria e-cole.

A divisão de saneamento responde ainda pelo licenciamento das estações de tratamento de água dos órgãos públicos e privados, como também faz a fiscalização e licenciamento da captação e engarrafamento de água mineral.

A Coordenação de Vigilância Sanitária conta com as Divisões de farmácia, saúde, resíduos, água e saneamento, arquitetura e alimento.