logo

Palestras levam conscientização sobre segurança no trânsito

11/12/2024 12:42:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Divulgação

Ações educativas de trânsito da Mobilidade Urbana acontecem de forma regular



Como parte das ações educativas para a sensibilização dos condutores quanto aos cuidados no trânsito, a Secretaria de Mobilidade Urbana realiza regularmente palestras para colaboradores das empresas instaladas no município e em outros locais. Na terça-feira (10), a Coordenadoria de Educação para o Trânsito esteve presente na Feira de Segurança e Produtividade realizada na Refinaria Duque de Caxias (Reduc) da Petrobras, no município de Duque de Caxias e na empresa Jomaga, em Macaé, com objetivo de propagar as boas práticas no trânsito.

Já nesta terça-feira (11), a equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito levou os ensinamentos sobre trânsito para 127 colaboradores da empresa Expro Group Holdings. Os temas abordados foram segurança, velocidade, álcool e direção, uso do celular ao volante e respeito aos pedestres e ciclistas.



“A educação para o trânsito tem que ser permanente e constante. Por isso, investimos bastante neste setor para que as pessoas se conscientizem de como é importante atitudes responsáveis ao volante para reduzirmos os sinistros de trânsito e salvar vidas”, pontua o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.



Na empresa Jomaga, 80 colaboradores assistiram a palestra ministrada pelo instrutor e agente de trânsito Ralph Salvador, que compartilhou conhecimentos importantes sobre as normas de trânsito, atitudes responsáveis e os impactos da imprudência no dia a dia.

Reduc
Já na Reduc, a convite da empresa Ektor Engenharia para participação na Feira de Segurança e Produtividade, o diretor da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Leandro Aracati, abordou temas como segurança no trânsito, gestão do tempo e os impactos do trânsito no Brasil. A palestra foi direcionada para 120 participantes presentes e 415 online.



“Incluir a discussão de como a sociedade brasileira lida com o trânsito, passa por todos os segmentos, incluindo o da indústria de óleo e gás. Para mudarmos essa realidade, é preciso a compreensão de que a criação de um trânsito menos violento depende do comportamento de cada um”, destacou Aracati.



O gerente de contratos da Ektor Engenharia, Arlei Garcia, falou da importância da palestra.



“O que nós presenciamos aqui hoje, foi algo que jamais sairá de nossas mentes. O que nos foi ensinado em apenas alguns minutos, muitos demorariam a vida inteira e talvez não aprendessem”, disse.



A Coordenadoria de Educação para o Trânsito de Macaé atua com um trabalho intenso de sensibilização ao longo de todo ano. São campanhas, palestras em empresas, escolas e instituições, blitz educativas entre outras atividades.


Fotos Relacionadas