Foto: Bruno Campos
'Autismo: conscientização é preciso' foi tema da palestra desta quarta-feira
Para conscientizar sobre autismo e proporcionar maior base para que os servidores da Secretaria de Esportes lidem com crianças e adolescentes que apresentam o transtorno, o Movidos pelo Autismo de Macaé (Mopam) promoveu palestras para cerca de 120 funcionários dessa pasta. As aulas ocorreram nos períodos da manhã e da tarde desta quarta-feira (21), na sede do órgão público, que fica no Estádio Cláudio Moacyr.
A importância destas palestras, intituladas "Autismo: conscientização é preciso", significa colaborar para o entrosamento, o funcionamento e a qualidade de vida dos autistas, matriculados nos projetos da Secretaria, por exemplo, o "Macaé vai à Luta", em que aulas de jiu-jitsu são dadas no Sentrinho. Crianças e adolescentes com vários tipos de deficiência cognitiva e física participam dos projetos da prefeitura.
Segundo a secretária de Esportes, Andréia Freitas, o objetivo da metodologia da pasta sempre foi obter mais informações. "Quanto mais orientações adequadas à realidade, melhor será elaborado o trabalho. Quando o profissional de Educação Física consegue entender o comportamento da criança com autismo, o rendimento e o desenvolvimento dela ficam melhores", avaliou.
As palestras
Quem ministrou as palestras foi Lúcia Anglada. Ela explicou a dinâmica do grupo. "Somos um movimento sério, estratégico, resiliente e pacífico, que iniciou sua jornada no início de 2017. Nossa equipe é formada por mães que buscam conscientizar, informar e divulgar dados sobre autismo", frisou.
Lúcia destacou que o grupo busca falar sobre o assunto em toda e qualquer oportunidade. "O objetivo é somar, fiscalizar e requerer os direitos das pessoas autistas. Queremos ajudar na construção de uma sociedade mais inclusiva e informada, para que as pessoas com autismo sejam respeitadas e incluídas nos diversos segmentos sociais", assinalou.
O que é autismo?
Autismo é um transtorno de desenvolvimento grave, que prejudica a capacidade de um indivíduo em se comunicar e interagir com outras pessoas. O autismo faz parte de um espectro de condições que limitam habilidades, interações sociais, comportamentos, a fala e comunicação não-verbal.