A equipe do projeto Brinquedoteca, do Hospital Público Municipal (HPM), fez uma surpresa aos pacientes e acompanhantes das enfermarias, maternidade e dos serviços de tratamento intensivo (adulto, pediátrico e neonatal). Todos receberam a visita de Papai Noel, que além de levar palavras de conforto, os presenteou.
Papai Noel foi recebido por todos com muita alegria e emoção, a garotada da enfermaria pediátrica era só felicidade. Segundo a terapeuta ocupacional, Mara Lúcia Pereira, este tipo de atividade é importante para quebrar a rotina hospitalar, principalmente neste período de festas de final de ano quando as famílias estão reunidas.
Ela lembra ainda que na semana da criança, também foram realizadas diversas atividades como exposição de pinturas e desenhos, oficinas variadas e sessão de cinema.
Brinquedoteca – A brinquedoteca do HPM funciona de forma itinerante e oferece aos pacientes um espaço lúdico, no qual podem ser desenvolvidas diversas atividades com orientação de profissionais especializados.
De acordo com Mara, o objetivo é minimizar o ócio hospitalar e os traumas causados com a internação, que causa o afastamento da rotina diária. “As brincadeiras, fundamentais para o desenvolvimento motor e psicossocial da criança, contribuem positivamente na recuperação dos pacientes”, afirma.
Ela explica que uma equipe, visita cada leito e avalia o motivo da internação. As atividades são prescritas de acordo com a aptidão do paciente e seu estado de saúde. Entre as atividades há pintura, música, brinquedos de encaixe, sopro, dobradura todas obedecendo a patologia e a faixa etária. Já nos adultos e adolescentes, as terapeutas utilizam jogos de dominó, resta 1, varetas, música e leitura.
O trabalho de terapia ocupacional foi implantado desde o inicio de funcionamento do HPM e vem a agregar mais valor ao local, que oferece atendimento humanizado com equipamentos de ponta.