Foto: Arte
Centro de Idiomas concederá 60 vagas para assistidos do programa
Uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade e o Centro Municipal de Idiomas, da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, irá beneficiar 60 meninos e meninas do Nova Vida. Os selecionados poderão escolher entre as vagas do curso básico de inglês e espanhol. As aulas começarão em março de 2021 e serão remotas.
O Programa Nova Vida atende adolescentes, com idades entre 14 e 17 anos e 11 meses. Estes recebem meio salário mínimo para que, no contraturno da escola, atuem em secretarias públicas municipais. Para a realização do curso, serão disponibilizadas trinta vagas para inglês e outras trinta para espanhol.
Incluir para capacitar
"Esta parceria tem como realização nosso lema: 'Incluir para Capacitar', informou o coordenador do Programa Nova Vida, o pedagogo Douglas Fontes. Ele também comentou que na pandemia, em 2020, foram utilizados mecanismos tecnológicos como WhatsApp e Zoom para a realização de oficinas que trataram temas como Direitos Sociais, Ansiedade, Depressão, Administração e outros.
O critério de escolha sobre quais adolescentes farão parte do curso de idiomas se dá em vistas do mercado de trabalho. "Os adolescentes mais próximos de chegarem ao fim de atuarem no Nova Vida têm preferência para aprender inglês e espanhol gratuitamente pela nossa parceria", explica Douglas.
Novo olhar
Para Flaviá Picon, secretária Adjunta de Ensino Superior, aprender um novo idioma ampliará o universo desses adolescentes, uma vez que o conhecimento de outras linguagens, como Libras por exemplo, promove a excelência em termos de formação e de cultura.
"O entendimento, a instrução e o estudo de outra língua desenvolvem um novo olhar, mais profissional e educativo. Tanto em termos pessoais quanto nas áreas profissionais, essa nova percepção atua em prol de uma visão diferenciada", observa Flaviá.