A abertura de duas agências comunitárias dos Correios esta semana reforça a prioridade da prefeitura de Macaé em investir nas principais necessidades da comunidade, sempre atendendo aos anseios da população. A parceria com os Correios, articulada pelo secretário de Assistência Social, Valdeci Brandão, está beneficiando os moradores do Parque Aeroporto, o mais populoso de Macaé, e do São José do Barreto.
De acordo com Valdeci Brandão, esta é mais uma ação de inclusão social da prefeitura. “Há anos os moradores destes bairros se sentiam excluídos por não contarem com um serviço eficiente de entrega de correspondências. Em algumas ruas, este serviço sequer existia. Nos tempos modernos, com a Internet, é impossível concebermos um local que não conte com os Correios. A prefeitura fez a sua parte ao firmar a parceria com os Correios”, disse o secretário.
Apesar de não ser de sua responsabilidade, e sim do Governo Federal, a prefeitura está arcando com todas as despesas das agências comunitárias, do espaço físico ao pessoal. Aos Correios, cabe o apoio técnico e operacional às agências. Além de passarem a receber as correspondências em dia, os moradores dos dois bairros vão poder usar as agências para despacho de cartas e encomendas, incluindo Sedex.
A implantação das agências comunitárias dos Correios atende a uma antiga reivindicação dos moradores, apontada durante a elaboração do Plano Diretor de Macaé de 2006, nas Oficinas de Mobilização realizadas com a população. O problema foi repassado à Secretaria de Assistência Social, que também recebia diversas reclamações sobre o assunto. O secretário Valdeci Brandão procurou a Gerência Regional dos Correios, que deu as orientações necessárias para que fosse assinada a parceria.