logo

Parceria com Sesi leva “Cozinha Brasil” para rede municipal

15/07/2011 17:35:19 - Jornalista: Joice Trindade

Com o objetivo de reciclar e fortalecer a prática de novos hábitos alimentares será realizado entre os próximos dias 19 a 22, o curso de Formação Continuada para Profissionais de Apoio à Alimentação Escolar. A capacitação vai acontecer na Escola Estadual Municipalizada Leonel de Moura Brizola, das 7h40 às 12h e das 13h às 17h20. A programação será desenvolvida pelo programa Cozinha Brasil/ Sesi em parceria com a prefeitura de Macaé, através da secretaria de Educação. A expectativa é reunir cerca de 500 profissionais entre funcionários de apoio à merenda e merendeiras.

O curso de formação será ministrado pela equipe de nutricionistas, ajudantes de cozinha do Sesi e a equipe da Coordenação de Nutrição da secretaria de Educação. Esta é a primeira vez que o Sesi leva “Cozinha Brasil” para a rede municipal de ensino. O programa, que consiste no funcionamento de uma cozinha itinerante é uma das ações do Sistema Firjan que tem como finalidade realizar aulas, que visam contribuir para a adoção de alimentos saudáveis no cardápio.

Através do curso com a duração de oito horas, os participantes terão acesso às aulas práticas e teóricas sobre o melhor aproveitamento dos alimentos. Para isso, serão enfocados temas como “Utilização de cascas, talos, sementes e ramas de vegetais no preparo de alimentos”;” Higiene e Conservação dos Alimentos”;” Prevenção de doenças não transmissíveis como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares”;” Alimentação Infantil” e “Alimentos funcionais”.

De acordo com a coordenadora de Alimentação Escolar, Dina Freitas Reis, na ocasião a equipe da secretaria de Educação vai destacar questões para o melhor funcionamento do trabalho referente à merenda nas unidades escolares.

- Vamos enfocar pontos e esclarecer dúvidas quanto ao preenchimento das planilhas da alimentação escolar, práticas e métodos direcionados a contagem do número de refeições servidas, regras para repetição das refeições e outros assuntos. A intenção é tratar do melhor controle da alimentação e o repassar de informações sobre a importância da alimentação saudável com ênfase na parte burocrática, que é de suma importância para diretores e técnicos, responsáveis pelo controle e fiscalização, ressaltou.

Dina Reis, acrescentou ainda, que o curso de atualização voltado para aqueles que atuam com merenda escolar é mais um reforço para que os subsídios da merenda escolar que são repassados para as unidades sejam aplicados de maneira correta. “A intenção é reciclar os profissionais e fortalecer o programa de Alimentação Escolar”, disse.

Periodicamente a Secretaria de Educação promove cursos de capacitação. A coordenadora de Alimentação Escolar pontuou também que outros trabalhos são realizados nas unidades municipais de ensino com a proposta de melhorar a qualidade da alimentação da rede municipal de ensino, como o Teste de Aceitabilidade e Semana da Alimentação.

Mais cursos-. A Secretaria de Educação está organizando o treinamento para merendeiras da rede municipal. O curso será realizado nos dias 26, (quarta-feira), 27 (quinta-feira) e 28 (sexta-feira), das 8h às 17h, na sede da Escola Municipal Professora Letícia Peçanha de Aguiar. A programação do curso será divulgada na próxima semana.