logo

Parceria da prefeitura com Estado capacita agentes de endemias

18/07/2008 17:15:02 - Jornalista: César Dussac

A secretaria de Saúde de Macaé, por intermédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), setor de Endemias e Vigilância Ambiental, promove curso de capacitação para os agentes de combate a endemias. O curso é uma parceria com a secretaria Estadual de Saúde, com duração de 40 horas.

O curso será ministrado na Guarda Municipal em duas etapas: de segunda-feira (21) a sexta-feira (25) e de segunda-feira (4/08) a sexta-feira (8/08), de 8h às 14h. São 30 horas de palestras e 10 horas de prática. Segundo o supervisor geral do setor de Endemias e Vigilância Ambiental, Rogério de Souza, o curso será ministrado por três técnicos da secretaria de estado de Saúde. Ele dá detalhes sobre o curso.

- A grade pautada pelo estado aproveita este período brando, em que cai acentuadamente a atuação de insetos transmissores, para preparar os agentes de endemias para o verão, estação de maior incidência de casos. Neste período, tanto o estado quanto o município estão se armando com planejamento preventivo para dar combate a endemias próprias da estação, cuja tendência é crescer com o calor: dengue, malária, leshmaniose, leptospirose e outras. E este planejamento tem resultado na diminuição acentuada de casos confirmados, permitido ao município apresentar um dos menores índices do estado, explicou o supervisor do setor.

Rogério disse que a grade foi organizada pelo estado, em função do calendário epidemiológico, que visa ao próximo verão. “A cada ano, devido ao planejamento minucioso, o trabalho é mais abrangente. O cruzamento de dados do setor de Zoonoses, sob a responsabilidade da diretora técnica Maria Cristina Carvalho, com o setor de Saúde Coletiva, oferece dados que compõem planejamento de maior alcance e objetividade”, concluiu o supervisor geral de Endemias e Vigilância Ambiental.