Foto: Kaná Manhães
A primeira parte está sendo marcada pela colocação de um novo tronco distribuidor
Um convênio entre a Prefeitura de Macaé e a Cedae, vai agilizar e aumentar o abastecimento de água no bairro Lagomar, o mais populoso do município, com aproximadamente 45 mil moradores. Nesta terça-feira (18), o prefeito licenciado, Riverton Mussi, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Antunes, e os secretários de Governo, André Braga, e de Limpeza Pública, Dudu Jardim, confirmaram a importância da parceria, ao visitarem a obra, considerada importante para o desenvolvimento do bairro, refletindo positivamente no abastecimento de toda a cidade.
O gerente regional da Litorânea Norte, Fernando de Abreu Arruda, explica que o trabalho que está sendo feito vai abastecer de 30 a 40% do bairro, nos locais onde já existe rede distribuidora. A obra foi dividida em três etapas, com previsão de conclusão total no final de 2013. A primeira parte está sendo marcada pela colocação de um novo tronco distribuidor, uma tubulação de ferro fundido com 300 milímetros de diâmetro em 2 km de extensão, com previsão de término em 66 dias úteis.
— Nessa parceria, a Cedae entra com mão de obra e equipamentos como tubulação, caminhão, guindaste, e a prefeitura com equipamentos e trabalhos como a reposição de pavimentação. A primeira parte da obra teve início no último dia 10, mas foi no dia 16 que teve início o assentamento da tubulação, observa o gerente, acrescentando que com o crescimento de toda a cidade, há maior dificuldade na distribuição de água para bairros mais distantes. “E o Lagomar, além de ser muito populoso, é o mais distante”, diz.
Segundo Fernando Arruda, nas segunda e terceira etapas da obra, o investimento será em torno de R$ 50 milhões, com previsão de término no final do ano que vem. O gerente explica que essa etapa vai antecipar a terceira e última parte da obra, sendo uma complementação da adutora de água bruta (a água que vem direto do rio). “Dos 15 quilômetros de extensão total, já executamos 12. Vamos fazer os três que faltam para concluir”, ressalta.
Atualmente, em Macaé, são tratados 700 litros de água por segundo e a expectativa é de que, com a parceria com a prefeitura, o serviço seja melhorado em todo o município. Na terceira etapa da obra, provavelmente em meados do ano que vem, toda região norte do município será beneficiada com uma adutora que sai do reservatório no morro de Santa Mônica, passando pelo Trevo da Bandeira. Dentro dessa última etapa, será complementada a rede distribuidora do Lagamar com colocação de hidrômetros.
— A assinatura desse convênio foi uma vitória para Macaé, pois permite dar continuidade às várias e importantes parcerias que já existem. Permite que a Cedae invista no município e que também consiga captar recursos externos. Outros projetos também poderão ser colocados em prática, e até mesmo, estuda-se a criação de uma nova estação. Vivemos um momento muito propício onde as três esferas de governo, municipal, estadual e federal, estão alinhadas e com isso, a população só tem a ganhar, afirma.