Parceria entre a prefeitura de Macaé, através da secretaria do Interior, e o DER-RJ, vem resultando em ações de limpeza nos acostamentos das RJ 168 e RJ 162. Na RJ 168, na primeira etapa da parceria, homens da secretaria do Interior efetuam a limpeza das laterais da estrada, desde o Trevo da BR-101 até a ponte situada antes do prédio do Fórum de Macaé. Na segunda etapa, informa o secretário do Interior, Eduardo Jardim, será feita a recuperação e pintura do meio fio.
Na RJ 162, que começa no trevo da BR-101 e atravessa grande parte da região serrana, as ações são realizadas em duas etapas. Na primeira, a secretaria do Interior, também em parceria com o DER-RJ, efetua a limpeza do acostamento no trecho entre Córrego do Ouro e Trapiche e, na segunda etapa, de Córrego do Ouro ao trevo da BR-101.
O secretário informa ainda que o acostamento da estrada é alargado em vários trechos, para garantir maior visibilidade aos motoristas e mais segurança em casos de necessidade de parar os veículos.
- A limpeza das laterais das estradas estaduais RJ 168 e RJ 162 tem a finalidade de proporcionar maior visibilidade e segurança aos motoristas. Em muitos trechos, o mato estava alto, prejudicando a visão de parte da estrada. Em outros locais, o mato tomava parte da pista, causando dificuldades aos motoristas, diminuindo ainda mais a visibilidade - diz o secretário Eduardo Jardim.
Sobre a parceria com o DER-RJ, Eduardo Jardim agradece ao administrador do 7º DER, Ronaldo Babo Soares.
- Parabenizamos a administração do 7º DER, pelo empenho em atender, junto com a secretaria do Interior, às demandas da região serrana – diz Eduardo Jardim, ressaltando que nos últimos meses, as estradas estaduais vêm recebendo a atenção do DER, que tapou os buracos existentes nas pistas.
- O município já repassou ao DER-RJ as necessidades das obras a serem feitas nas RJ 168 e 162. Em relação à RJ 162, aguardamos o levantamento técnico do órgão estadual e um parecer favorável na execução de obras de melhoria. Essa estrada corta grande parte da região serrana e tem muito movimento, nos finais de semana, além disso, é importante para o escoamento da produção agrícola e leiteira do interior macaense – diz Eduardo Jardim, lembrando que foi solicitado ao órgão estadual o recapeamento asfáltico do trecho entre Córrego do Ouro e Trapiche e de Córrego do Ouro ao trevo da BR-101.