Parceria entre Prefeitura e Firjan beneficia população do Lagomar

26/11/2022 16:13:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Moisés Bruno

A ação aconteceu na Escola Municipal Elisabete de Azevedo Dias, no Lagomar

Atendimentos nas áreas de Odontologia, Cidadania, Educação e Saúde foram alguns serviços ofertados gratuitamente à população neste sábado (26), por meio do projeto Centro Esporte Educação. A iniciativa é da Firjan/SESI, em parceria com a Prefeitura de Macaé, Petrobras, Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Detran-RJ e empresas privadas. A ação aconteceu na Escola Municipal Elisabete de Azevedo Dias, no Lagomar, onde mais de mil pessoas foram beneficiadas.

A Prefeitura de Macaé participou por meio das secretarias de Políticas para as Mulheres; Educação; e Saúde. De acordo com a coordenadora de Odontopediatria e Saúde Coletiva, Carla Bittencourt, a ação contou com palestras sobre saúde bucal, aplicação de flúor, escovação, além da distribuição de 500 kits odonto infantis.


"Iniciativas como essa fortalecem a oferta dos serviços prestados à população. Hoje, por exemplo, acontece, simultaneamente, um mutirão odontológico pediátrico no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde 108 crianças foram beneficiadas com diversos tratamentos, como: restauração; extração; canal; aplicação de flúor; e higiene bucal. Vale lembrar que o município está ampliando o acesso da população ao serviço odontológico. São 50 unidades espalhadas por toda Macaé, no perímetro urbano e na região serrana", destacou Carla.



Ana Paula Brás (31) aproveitou o dia de folga para participar da ação. As filhas Thainá (10) e Thainara (3) realizaram aplicação de flúor, escovação e ganharam kits de escovação. "Eu estou muito feliz de poder cuidar dos dentes das minhas crianças. Agradeço muito a oportunidade", pontuou Ana Paula, que foi encaminhada para uma unidade odontológica próxima da residência para que seja realizada a manutenção periódica e, com isso, seja garantida a saúde bucal da família.

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres também esteve presente por meio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM). A ação contou com orientações sobre autonomia econômica; cidadania; direitos das mulheres e combate a todas as formas de violência. A iniciativa também incluiu oficinas de artesanato com o Espaço Social Mulher Cidadã Erosita França Leclerc.