Estudantes do 9º ano de escolaridade e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino estão tendo a oportunidade de participar de palestras gratuitas voltadas para orientação profissional e carreira. Os encontros estão sendo realizados na sede do Senai, todas às primeiras terças-feiras de cada mês, nos turnos da manhã, tarde e noite. O projeto é fruto de parceria entre o Senai , Lions Clube e a Prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Educação.
A iniciativa, que já atende à comunidade, visa atingir aos estudantes da rede pública municipal, através de oficinas, que têm por objetivo apresentar opções de ensino, como os cursos técnicos, de qualificação e Ensino Superior, além de oportunidades do mercado de trabalho. A parceria, cuja agenda de visitas está sendo organizada, foi firmada com as presenças da Gerente do Senai , Patrícia Deúde, o presidente do Lions Clube, Luís Felipe de Oliveira Rosa, e a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura, Meio Ambiente, Cláudia Márcia Alves.
De acordo com a secretária de Educação, parcerias como essas são fundamentais. “As apresentações servirão para tirar dúvidas sobre educação profissional e mercado de trabalho em Macaé. Nossos jovens devem estar bem preparados e informados para escolher o melhor caminho do conhecimento e se realizar profissionalmente”, diz.
Durante as palestras conduzidas por especialistas do Senai, Lions Clube de Macaé e Coordenação de Saúde do Escolar da Secretaria de Educação, são abordados temas como identificação de vocações, área de interesse e realização pessoal. “Também são dadas dicas sobre o que o mercado espera dos profissionais, de como preparar um currículo e se preparar para uma entrevista”, assinala a subsecretária de Educação, Saúde e Meio Ambiente, Cláudia Márcia Alves.
Durante o projeto, já iniciado pela Escola Municipal Maria Letícia dos Santos Carvalho, os estudantes também têm a chance de conhecer as dependências do Senai, os ambientes e laboratórios de diferentes áreas. “A intenção é apresentar como funciona instituições como o Senai e o dia a dia dos professores e alunos durante os cursos técnicos que são ministrados”, ressaltou a subsecretária.
Segundo a gerente da instituição, Patrícia Deúde, o projeto intitulado “Terças sem dúvidas no Senai”, voltado para a educação profissional, tem a finalidade de destacar os diferenciais da educação profissional, a exemplo dos cursos superiores de tecnologia, que são mais focados nas necessidades das empresas e de menor duração.