Parceria garantirá medicação a baixo custo para a população

19/05/2022 16:06:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Pablo Machado

Iniciativa propõe a instalação de um laboratório de farmácia universitária em parceria com a UFRJ

A parceria alinhada entre o governo municipal e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) propõe a instalação em Macaé de um laboratório de farmácia universitária, com capacidade de produzir medicações manipuladas que serão ofertadas a baixo custo para a população. Nesta quinta-feira (19), o secretário municipal de Saúde, Alexandre Cruz, reforçou junto às professoras do curso de farmácia da Universidade, Danielle Maria dos Santos, Carolina Pupe e Cássia Detoni, a intenção do governo em formalizar parceria com a instituição, assegurando, assim, a instalação do laboratório no polo da UFRJ no Complexo da Ajuda.

“A iniciativa é importante por estabelecer um novo laço entre o nosso governo e a UFRJ, tornando a nossa Saúde eficiente e acessível para toda a população”, destacou Alexandre.

A parceria estabelece como prática a produção de medicamentos manipulados, dos mais básicos aos quimioterápicos, tanto os previstos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), quanto os que ainda não fazem parte da rede de distribuição gratuita prevista pelo SUS.

O próximo passo é formalizar o termo de cooperação entre a UFRJ - que já possui recursos para a execução do projeto de infraestrutura para a instalação do laboratório -, e a prefeitura, que disponibilizará verbas que poderão ser utilizadas para a aquisição de mobiliários, equipamentos e insumos para o início da produção dos medicamentos.