logo

Parceria inaugura Unidade de Pronto Atendimento

20/04/2010 14:21:48 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Da direita para esquerda: prefeito de Macaé, governador do Rio e presidente da Alerj chegam juntos para inauguração da UPA

A inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra de Macaé na manhã ensolarada desta terça-feira (20) deixou clara a união de nomes importantes no cenário político estadual e nacional, como o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, o governador Sérgio Cabral e o deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani (todos PMDB).

No palanque, o prefeito Riverton Mussi citou diversas obras e investimentos em andamento em conjunto com o Estado e afirmou que Macaé passa hoje pela maior parceria da história entre os governos estadual, municipal e federal. Já o governador Sérgio Cabral disse que é “muito fácil e muito bom trabalhar com Riverton”. Picciani também elogiou o governo Riverton e destacou a união do município com o Estado.

Para o prefeito Riverton, o trabalho de Cabral à frente do governo do Estado representa um futuro melhor para Macaé e o Estado do Rio e a atuação de Picciani, à frente da Alerj, é fundamental para a realização de projetos não só em Macaé, mas em todo o Estado.

- Projetos em conjunto apresentam resultados como a melhoria do abastecimento de água na cidade; a cessão pelo Estado da área onde estamos construindo a Unidade de Emergências Pediátricas e a municipalização da Codin. A Cedae vai fazer um tronco na Linha Azul para o abastecimento de água; a Unidade Pediátrica será inaugurada dia 8 de maio com o governador e a Codin vai trazer mais empresas para a cidade – exemplificou o prefeito.

Riverton lembrou que antes do governador ser eleito, conversou com ele por intermédio de Picciani e do secretário de Governo, André Braga e pediu apoio para projetos estruturantes para a população. “Solicitamos a ampliação dos cursos da Uenf em Macaé e o governador acaba de autorizar o aumento do número de professores e mais três cursos de engenharia; reivindicamos a duplicação da Rodovia Amaral Peixoto e no dia 8 de maio a ordem de serviço da primeira fase será assinada”, acrescentou.

Pavimentação asfáltica das estradas da serra está em andamento

A pavimentação asfáltica das RJ-162 e 168 também foi citada pelo prefeito. “Andamos para cima e para baixo com o deputado Christino Áureo em busca desta obra. Christino, inclusive, tem sido um grande parceiro do município e assim como Picciani, representa nossa cidade como deputado”, comentou Riverton, frisando que a recuperação econômica do estado deve ser creditada ao governador.

Riverton lembrou no evento a importância de três mulheres – Margarida Mussi, sua mãe; Márcia Moraes, sua esposa; Marilena Garcia, sua vice-prefeita – que não puderam ir ao evento por estarem cuidando de questões pessoais de saúde. “Certamente elas estariam aqui, mas em breve as três estarão”, destacou.

O governador foi solidário ao prefeito citando os nomes de Marilena, Márcia e Margarida e comentou a parceria com Picciani. “Só estamos conseguindo fazer tudo isso porque unimos esforços. Torço para que vocês não precisem da UPA, mas se precisarem, ela vai funcionar 24 horas por dia”, salientou Cabral, que entregou também ao município 13 máquinas diversas para atuar na economia rural do município, junto às estradas vicinais.

- As máquinas ficarão para sempre na região, são equipadas com ar condicionado e GPS. Já a Delegacia Regional da Jucerja vai agilizar a liberação de empresas, que antes demorava – disse o governador, que fez o descerramento da placa inaugural da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro na solenidade unificada na UPA.

O governador aproveitou a inauguração da UPA para criticar os deputados federais que votaram a favor da alteração da Lei do Petróleo para o pós-sal. “Queria que os deputados demagogos estivessem aqui para ver onde aplicamos o dinheiro”, disparou.

Picciani defende universalização do ensino

O presidente da Alerj, Jorge Picciani, defendeu a universalização do ensino de qualidade durante seu discurso na inauguração da UPA. “O local de dar oportunidades iguais é na educação, e não dá para se ter educação sem saúde, sem segurança, por isso a UPA da Barra vai fornecer o atendimento que os pacientes precisam”, afirmou.

A parceria entre Cabral e Lula foi comentada pelo deputado. “A sensibilidade junto ao povo consagrou Sérgio Cabral como o melhor governador do Rio. Ele buscou a parceria com Lula, que melhorou a distribuição de renda do país, aumentou o número de escolas técnicas, dando acesso à educação ao filho do trabalhador”, enumerou Picciani.

De acordo com o secretário de Fazenda, Cassius Ferraz, a implantação da Jucerja é um pleito antigo da Associação dos Contabilistas. “Macaé é um centro de concentração de empresas e passa a atender com mais eficiência registros de balanços, alterações contratuais e outros serviços”, ressaltou Cassius, informando que a Jucerja será transferida para o prédio da prefeitura que será inaugurado nas antigas instalações do Hotel Ouro Negro.

UPA começa a funcionar nesta quarta

A UPA, que ganhou o nome de Iltamir Abreu, uma homenagem ao pai do empresário Zezé Abreu, começa a funcionar na manhã desta quarta-feira (21) e está preparada para atender 600 pessoas por dia.

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, detalhou que os pacientes de mais risco e mais urgência têm prioridade no atendimento, que será feito por classificação de risco. “Vamos adotar critérios de gravidade e por isso precisamos da colaboração da população na nova maneira de acolher o paciente. Essa medida que faz funcionar a UPA e a faz uma unidade diferenciada”, observou o secretário, informando que a UPA comporta até 48 horas de internação – em casos mais graves os pacientes são transferidos para o HPM.

A UPA do Lagomar, acoplada a uma Clínica da Família, foi garantida pelo secretário Estadual de Saúde, Sérgio Cortez. “Quando o governador idealizou o modelo de UPA para o Rio, ele queria uma unidade que funcionasse 24 horas, fora do hospital, perto de onde a população mora e que tivesse laboratório, raios-X e distribuísse medicamentos. E assim foi feito”, definiu.

Participaram da inauguração outros deputados estaduais, secretários de Estado, vereadores, secretários municipais, o prefeito de Carapebus, Amaro Fernandes e a prefeita de Conceição de Macabu, Tedi.