Uma parceria consolidada entre a Prefeitura de Macaé e a Polícia Militar Ambiental do Estado do Rio de Janeiro vai proporcionar maior fiscalização e controle do perímetro ambiental do município. Em reunião realizada nesta terça-feira (22), no Parque Atalaia, em Macaé, o secretário de Ambiente, Gerson Lucas Martins, e o Tenente Rafael Maximiliano, da 3ª Unidade do Comando de Policiamento Ambiental (CPAm), detalharam as primeiras ações.
De acordo com o secretário, a parceria visa à ampliação de fiscalização do meio ambiente, além de ações integradas de educação ambiental e repreensão à caça predatória de animais silvestres. A área a ser acompanhada, entretanto, não se restringe à Região Serrana, podendo o Comando também ser destacado para ocorrências de crimes ambientais em toda a região de Macaé.
A 3ª Unidade do CPAm está instalada no Parque do Desengano, região que abrange as cidades de Campos dos Goytacazes, São Fidélis e Santa Maria Madalena. “Esta é uma primeira reunião para planejamento de ações, que abre um canal direto entre o município e o Comando da Polícia Ambiental”, explicou o Tenente Rafael Maximiliano.
Esta parceria será de fundamental importância para o meio ambiente, área que recebe grande atenção do Governo. “Contar com o Comando da Polícia Ambiental é ter mais um membro na equipe para proteger o nosso patrimônio natural. Vamos intensificar a fiscalização contra a caça de animais silvestres e as ocupações irregulares do solo, que destroem vegetações nativas, prejudicando o meio ambiente”, explicou o secretário Gerson Lucas Martins.
Paralelo a este acordo com a Polícia Ambiental, a Secretaria de Ambiente vem ampliando a divulgação da campanha que visa coibir a caça aos animais silvestres. Desde o início do mês, os cidadãos são informados sobre a importância da preservação destes animais, com destaque àqueles que correm risco de extinção. A prefeitura pede que a população colabore com a natureza, denunciando todos os casos de irregularidades. O cidadão pode fazer a sua queixa – de forma anônima, se preferir – pelos telefones 0800 61 80 80 (“Linha Verde” do Ibama) ou 2796-1280 / 2796-1380 – Secretaria de Ambiente de Macaé (Sema).