Parque Atalaia deverá ser inaugurado no aniversário da cidade

16/02/2006 16:36:36 - Jornalista: Catarina Brust

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, anunciou nesta quarta-feira (15) que é intenção da prefeitura inaugurar o Parque Municipal Natural Atalaia (Parna) no aniversário da cidade, no mês de julho. Acompanhado de diversos secretários municipais, o prefeito vistoriou a área do Parna para viabilizar aspectos técnicos e administrativos para a abertura do parque.

Na visita o prefeito conversou com técnicos e o secretário Municipal de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares. Riverton ressaltou a importância do Parque para a região e também seu interesse em construir trilhas suspensas que preservem o local

- Vamos construir um portal de entrada para o parque e as trilhas serão feitas em etapas. A preocupação da prefeitura é preservar o local, a idéia é construir trilhas suspensas de madeira que vão servir de passarela para os visitantes apreciarem as belezas do parque, esclareceu o prefeito.

Fernando Marcelo lembrou que o Parque Municipal vai ser um centro de educação ambiental e para fiscalização na região. O parque tem 235 há e está localizado nos perímetros dos distritos de Cachoeiros de Macaé e Córrego do ouro. A estrutura física – centro administrativo, restaurante e centro de convivência – foi construída através de verba compensatória da instalação da Usina Termoelétrica El Paso.

-O parque será uma referência regional para universidades realizarem pesquisa n a área, que vão gerar informações que serão compartilhadas em tempo real com a rede de ensino. Para a abertura estamos viabilizando aspectos técnicos e administrativos, além da demarcação do parque e das trilhas, explicou o secretário de Meio Ambiente.

O Parque Atalaia é dotado de atrativos naturais como rios, cachoeiras, piscinas naturais, paisagens e vistas panorâmicas, fauna e flora, entre outros. A área foi comprada pelo município em 1892 para captação de água para abastecer a cidade. A rede, composta por canos de ferro inglês, ainda serve para abastecer alguns locais.

Sua localização, próxima do centro de Macaé – cerca de 27 Km – oferece ambiente ideal para a realização de aulas de educação ambiental nos diferentes níveis de ensino, seguindo as linhas de sensibilização da comunidade quanto à proteção e recuperação de ecossistemas florestais. A área engloba vegetação florestal remanescente de Mata Atlântica.

O grupo de pesquisadores italianos que visitou o Parque Atalaia em abril de 2005, e que faz parte do Instituto Roma Natura, estão em negociação com a secretaria de Meio Ambiente de Macaé para implementar ações em conjunto com o governo municipal em programas de educação ambiental para a região serrana.