logo

Parque Atalaia: lazer e descanso pertinho da natureza

14/12/2016 10:37:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Alexandre Bezerra de Souza / Divulgação

Local recebe intensa visitação de amantes do contato com a natureza

O Parque Municipal Atalaia continua sendo opção perfeita para quem quer se divertir, aprender um pouco mais e ficar pertinho da Mata Atlântica, sem precisar ir muito longe do perímetro urbano de Macaé. No fim de semana, a Tropa Escoteira 95 participou de um acampamento, no local, celebrando o encerramento das atividades de 2016 e em comemoração aos 35 anos do grupo. E a trupe já avisa: em 2017 tem mais.

O grupo de 80 pessoas, entre 7 e 21 anos, além de adultos responsáveis pela tropa, passou a noite no parque e aproveitou o contato com a natureza. Um dos chefes escoteiros da equipe, Denis Alves Maia, contou que esse foi o primeiro acampamento com o grupo completo, com os antigos e os novos.

- O grupo é dividido em lobinhos, escoteiros, sênior e pioneiro. Em julho desse ano, fizemos uma atividade no parque que chamamos Muteco, um mutirão ecológico. Depois, fizemos uma atividade com o clã de pioneiros com pernoite em agosto desse ano. O acampamento já é um atrativo para eles. O local é maravilhoso. Eles gostaram muito das atividades, dos jogos, tomaram banho com água nascente, participaram do Fogo do Conselho - uma atividade que fazemos na última noite de acampamento - onde aprenderam a mística e praticaram a criatividade e artes através de esquetes e canções e os Lobinhos (de 7 a 11 anos) tiveram uma oficina de argila - explica.

Denis, que está no grupo desde 1988, acredita que, a partir de agora, o grupo vai fazer do parque uma extensão da sede deles. "Apesar de termos uma sede em um espaço bom, o contato com a natureza é um dos pilares do escotismo", observa.

Localizado às margens da RJ-162, estrada que liga Córrego do Ouro à Bicuda, o parque é uma das unidades ambientais mais importantes da cidade. O secretário de Ambiente, Gerson Lucas Martins, explica que a intenção é oferecer o espaço como um ambiente de lazer e entretenimento aliado ao aprendizado sobre preservação e cuidado com a natureza. "O Parque completou 21 anos de existência. É um presente para todos nós, um privilégio ter um espaço de preservação, como esse, no nosso município", afirma.

Abrigando em sua extensão vasta diversidade de fauna e flora, o Atalaia é a maior unidade de conservação de proteção integral da região. Segundo o biólogo e gestor do parque, Alexandre Bezerra de Souza, a visitação pode ser feita de quarta-feira a domingo, de 9h às 16h. As visitas contam com apoio de voluntários do Parque Atalaia e da Guarda Ambiental.

Agenda - O Parque Municipal Atalaia é aberto à visitação a todos os públicos. A agenda desta semana está fechada, com visitas marcadas já para esta quarta-feira (14), a partir das 9h, com a participação de grupos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Córrego do Ouro e da Escola Municipal Eraldo Mussi.

Na quinta-feira (15), a visitação é da escolas municipais Ângela Maria Pereira Felix e Carolina Curvelo, com uma caminhada até a Cachoeira do Salto e a culminância do projeto Educar para Preservar. Na sexta-feira (16), é a vez da Escola Municipal Jofre Frossard. Encerrando a semana, no sábado (17), a visitação fica por conta do Grupo Jovem da Igreja Batista da Virgem Santa.

O Parque Atalaia foi criado há 21 anos. No local, são promovidos cursos, palestras e outros tipos de encontros. Há também um refeitório amplo disponível para uso dos visitantes, parquinho para crianças e uma área com gramado próprio para brincadeiras e piquenique. Também é possível participar de trilhas e conferir uma bica de água natural.

O agendamento prévio deve ser feito pelo email: agendamento.atalaia@gmail.com


Fotos Relacionadas