Foto: Ana Chaffin
Rico em fauna e flora, Parque Atalaia recebe terceira caminhada noturna
A Secretaria Municipal de Ambiente realizará a terceira Caminhada Noturna no Parque Municipal do Atalaia, neste sábado (13), das 18h às 22h. O objetivo é que a população tenha uma aula que mostre o comportamento da ecologia e da fauna silvestre noturna.
A entrada é livre, e a faixa etária é a partir de 12 anos. O pré-requisito para participar da caminhada é possuir lanterna, e ir com trajes preferenciais, com calça comprida jeans, tênis e meias.
O biólogo responsável, Henrique Abrahão Charles, comentou que é necessário que a população conheça e preserve. "As pessoas, quando conhecem a ecologia silvestre noturna, se encantam e então perdem o medo, se deslumbram com a vida e o habitat desses animais e a partir daí é cria-se a consciência da preservação ambiental", definiu.
Os animais encontrados nessas caminhadas são: mamíferos, como gambá e tatu; insetos em geral, principalmente aranhas cara de ogro; aves, como coruja, bacurau e mão da lua gigante, entre outras variedades de espécies.
Além disso, foi realizada nesta quinta-feira (11) uma caminhada pelo bairro Virgem Santa, com os alunos do Colégio Municipal Generino Teotônico de Luna. Os alunos participaram de uma aula integrada de biologia, matemática e artes, e aprenderam sobre a fauna e a flora local. Os estudantes identificaram problemas ambientais e discutiram maneiras de resolvê-los, buscando uma vida mais sustentável.
O motivo da caminhada foi fazer os alunos conhecerem o próprio bairro, além de identificar as diferenças entre flora e fauna silvestre e exótica; área sombreada desmatada; desenvolver projetos urbanos que respeitem o meio ambiente; identificar plantas por métodos de desenho; fazer arte com aquarela e lidar com problemas matemáticos da natureza. A aula prática foi desenvolvida pelos professores de ciências, Henrique Charles, de matemática, Bianca Nascimento e de artes, André Santos.