Parque da Cidade recebe arborização para a Feira Macaé Sempre Verde

21/05/2007 09:37:11 - Jornalista: Simone Noronha

Cerca de 100 árvores nativas da Mata Atlântica foram plantadas no Parque da Cidade para a Feira Macaé Sempre Verde, que começa nesta terça-feira (22). De acordo com engenheira floresta Alessandra Veloso, o objetivo foi fazer a revitalização paisagística do Parque, local que, por causa do tipo de solo, não consegue manter qualquer tipo de árvore. Entre as mudas, estão espécies como sibipiruna, cássia rosa e ipês.

Outra novidade da Feira é que durante o evento será assinado um convênio entre a Secretaria de Meio Ambiente e a Guarda Municipal. Pelo convênio, a secretaria vai repassar o seu Aerobarco, que vai auxiliar na fiscalização do grupamento ambiental da Guarda. “O grupamento já conta com um ultraleve para fiscalizações. O Aerobarco vai ajudar neste trabalho”, disse o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo.

Entre os 30 estandes da Feira está o do programa “Conhecer Para Preservar”, que vai apresentar os resultados das etapas já realizadas do IX Dia de Conscientização do Pontal, evento de educação ambiental voltado para as comunidades ribeirinhas, que tem como principal objetivo combater o lixo doméstico que aporta nas praias que estão próximas à foz do rio Macaé. A Gincana Ambiental será decidida na Feira, com apresentação da duas tarefas restantes - desenho e projeto de cunho sócio ambiental. Ao todo, 10 escolas e programas sociais apresentam seus trabalhos.

Alunos de todas as 113 escolas da rede municipal de ensino vão participar da Feira. A Secretaria Municipal de Educação vai disponibilizar ônibus para levar os alunos. Também vão visitar o evento estudantes de cidades vizinhas, como Campos, Cabo Frio, Búzios, Rio das Ostras e Conceição de Macabu. Durante a Feira, serão realizados em dois auditórios seminários, painéis, palestras e sete mini-cursos gratuitos na área ambiental. O público estimado é de quatro mil pessoas por dia.

No Parque da Cidade, a equipe responsável pela montagem dos estandes está trabalhando a todo vapor. A Feira terá 30 estandes, praça de alimentação, auditório para seminários e palestras, sala de imprensa e uma Tenda Cultural, além de espaço para shows à noite. A Feira Macaé Sempre Verde vai funcionar das 8h às 22h. No portal de entrada, uma boneca gigante vai recepcionar os visitantes, representando a Mãe Natureza.

- Todos os estandes serão montados de maneira lúdica e interativa, mostrando que todos somos importantes para a preservação ambiental. Vamos aproveitar a Feira para lançar entre as crianças uma campanha para diminuir o uso de copos descartáveis, um dos vilões ambientais da nossa época, disse o secretário.

Confira a programação:

- Auditório 1

- Terça-feira

- Painel “Sisnama – Políticas Nacional, estadual e Municipal de Meio Ambiente” – 9h às 12h15m
- Encontro de Educação Ambiental – 13h30 às 20h

- Quarta-feira

- Seminário de Mata Atlântica – 9h às 17h
- Painel SMS – 18 às 20h

- Quinta-feira

- Seminário de Recursos Hídricos – Recursos Hídricos na Gestão Ambiental – 9h às 12h15
- Seminário de Recursos Hídricos – Os conflitos na gestão da Lagoa de Imboassica – 13h30m às 17h
- Painel – Licenciamento Ambiental Municipal – 18h às 20h

- Sexta-feira

- Painel – Gestão de Resíduos – 9h às 12h15
- Palestra – Controle Social e Meio Ambiente – 13h30m às 17h
- Painel – Animais Silvestres – 18h às 20h

- Sábado

- Palestra – “Agenda 21 – Construindo a sustentabilidade dos municípios” -10h

Auditório 2

- Terça-feira

- Mini-curso – Animais peçonhentos – 8h às 17h
- Painel RPPN – 18h às 20h

- Quarta-feira

- Mini-curso – Plantas Medicinais – 8h às 12h
- Mini-curso – Agroecologia – 13h30m às 17h
- Palestra – Agricultura Convencional x Agricultura Sustentável – 18h às 20h

- Quinta-feira

- Mini-curso – Plantas Medicinais – 8h às 12h
- Mini-curso – Agroecologia – 13h30m às 17h
- Painel – Vegetação Urbana – 18h às 20h

- Sexta-feira

- Mini-curso – Agroecologia – 8h às 12h
- Mini-curso – Plantas Medicinais – 13h30m às 17h30