Foto: Secretaria de Ambiente
Parque Atalaia funciona de quarta-feira a sábado, das 9h às 16h
Um dos principais patrimônios ambientais da cidade de Macaé, o Parque Municipal Atalaia começou a receber, nesta segunda-feira (6), uma série de reparos em sua estrutura. O objetivo da manutenção programada é oferecer um ambiente mais adequado e de qualidade para receber o público em geral.
Apesar das intervenções, o Parque Atalaia continua funcionando normalmente, aberto à visitação de quarta-feira a sábado, das 9h às 16h. O parque está situado a 26,75 quilômetros de Macaé. Além de melhorar a atual estrutura, a área, futuramente, estará à disposição de universidades que queiram realizar atividades de campo.
- Os trabalhos são realizados por uma equipe em alguns pontos do parque, para oferecer um espaço melhor aos cidadãos. Independente das obras, a Secretaria de Ambiente disponibiliza uma outra equipe para atender os visitantes que queiram conhecer o local”, explica o subsecretário de Ambiente, Henrique Abrahão Charles.
Criado em 1995, por meio de uma lei municipal, o Parque Atalaia é composto de 235,2 hectares, sendo 75% de mata fechada e é uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intactas no Estado do Rio. Conservando a biodiversidade de mata atlântica (fauna e flora), o parque é considerado pelo Sistema Nacional uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. O parque abriga ainda um curso d’água integrante do sistema fluvial da bacia hidrográfica do Rio Macaé, adquirido em 1895, com a finalidade de proteger os mananciais de abastecimento d’água de parte da cidade.