logo

Parques ecológicos são opção de lazer em Macaé

10/01/2017 13:59:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Divulgação

Trilha leva à cachoeira, localizada no Parque Atalaia, uma das unidades ambientais mais importantes da cidade

Quer fazer um passeio interessante aqui em Macaé, mas que seja um roteiro diferente das praias e cachoeiras? Visite os parques do município. Dá para escolher: Restinga de Jurubatiba, Parque do Barreto (área também de restinga) e o Parque Municipal Atalaia que tem toda estrutura para receber os visitantes que querem passar bons momentos pertinho da Mata Atlântica.

O Atalaia é aberto à visitação de pequenos e grandes grupos. Nos próximos dias 14 e 15 já tem agenda: um acampamento ecológico, do projeto "Desbravadores" que reúne crianças e adolescentes da Igreja Adventista do Lagomar.

Localizado às margens da RJ-162, estrada que liga Córrego do Ouro à Bicuda, o Parque Atalaia é uma das unidades ambientais mais importantes da cidade, um ambiente de lazer e entretenimento aliado ao aprendizado sobre preservação e cuidado com a natureza. O parque completou 21 anos de existência e abriga vasta diversidade de fauna e flora. É a maior unidade de conservação de proteção integral da região. A visitação pode ser feita de quarta-feira a domingo, das 9 às 16h. A visitas contam com apoio de voluntários do parque e da Guarda Ambiental.

No local são promovidos cursos, palestras e outros tipos de encontros. Há também um refeitório amplo disponível para uso dos visitantes, parquinho para crianças e uma área com gramado próprio para brincadeiras e piquenique. Também é possível participar de trilhas e conferir uma bica de água natural. O agendamento prévio deve ser feito pelo email: agendamento.atalaia@gmail.com.

Outros parques - O mais novo criado no município é o Parque Natural Municipal da Restinga do Barreto, o segundo maior das Américas, em área exclusivamente de restinga, ficando atrás, apenas do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. O espaço já é utilizado pelos moradores do entorno para caminhadas e atividades esportivas. Um grupo voluntário também utiliza o local e faz mutirões para manter o espaço sempre limpo.

A área do parque é constituída de 31,7 hectares, e localiza-se entre os bairros Parque Aeroporto e São José do Barreto, no trecho de vegetação de restinga, às margens da RJ-106, na Praia do Barreto.

Macaé também é contemplada pelo Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba que passa ainda pelo litoral dos municípios de Carapebus e Quissamã. É o primeiro Parque Nacional no Brasil a compreender exclusivamente o ecossistema de restinga, o menos representado no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Lá, é possível aproveitar a Lagoa Comprida, próxima à praia de Carapebus, praias desertas , observação de aves e trekking fotográfico, aproveitando a fauna e flora local.


Fotos Relacionadas