Até o dia 25 de fevereiro, o acesso dos alunos da rede municipal de ensino aos ônibus do Sistema Integrado de Transporte (SIT) será feito mediante a apresentação da declaração de escolaridade ou trajando o uniforme escolar. A partir do dia 28 de fevereiro, a entrada só será permitida mediante a utilização do passe eletrônico escolar. Para Isso, as secretarias de Educação e de Mobilidade Urbana iniciaram, desde a última semana, a entrega do benefício na Central da Gratuidade, na Rua Euzébio de Queiroz ao lado do Centro de Treinamento.
Os alunos que se cadastraram poderão retirar o cartão das 8h às 16h. Em caso de dúvidas, informações no tel (22) 2772-4055.
Os alunos deverão buscar seus cartões no próprio local da inscrição com apresentação de documento de identidade dos responsáveis. Os estudantes que já possuem o cartão, desde 2010, poderão continuar a utilizá-los, já que os mesmos serão recarregados automaticamente.
- Nosso objetivo é coibir o uso indevido do cartão e, para isso, vamos aumentar a fiscalização, já que o benefício precisa ter o seu uso legítimo pelos alunos. Todos os motoristas e cobradores do SIT já estão orientados a só permitirem a passagem pela roleta de quem estiver devidamente uniformizado, informa o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, esclarecendo que em nenhuma hipótese o empréstimo do passe é permitido.
O cadastro e a solicitação de segunda via são feitos por um sistema online, sendo necessário apresentar declaração original de matrícula da direção da escola preenchida, assinada e encaminhada pela mesma, comprovante de residência e certidão de nascimento ou carteira de identidade. A foto do estudante é feita no próprio local.
Desde o início do ano letivo da rede municipal os alunos estão utilizando gratuitamente aos ônibus pela porta dianteira. A distribuição do Passe Escolar atende à Lei 2.237/2002 e teve um acréscimo de aproximadamente 8% no número de alunos em relação ao ano anterior. As secretarias de Mobilidade Urbana, de Educação e de Ciência e Tecnologia, responsáveis pela administração do cartão, garantem que a fiscalização, neste ano, será mais rígida quanto à utilização do benefício.
O passe escolar é um benefício direcionado aos alunos a partir do primeiro ano de escolaridade do ensino fundamental. Sua distribuição é garantida pela lei 2.237/2002, sendo de responsabilidade das secretarias de Mobilidade Urbana, de Educação e de Ciência e Tecnologia.