Foto: Luiz Bispo
Atendimento acontece na Central da Gratuidade, que funciona na Estação Ferroviária, ao lado do Centro de Treinamento
Começou esta semana e vai até o próximo dia 21 de janeiro o cadastro do passe eletrônico permanente dos estudantes da rede municipal de ensino. O atendimento acontece na Central da Gratuidade, que funciona na Estação Ferroviária, ao lado do Centro de Treinamento (CT), das 8h às 16h, e é restrito apenas para novas matrículas. Alunos que já possuem o passe terão os créditos recarregados automaticamente.
A distribuição do passe escolar atende à Lei 2.237, de 2002 e será feita nas escolas. O cadastro é feito por um sistema online, sendo preciso apresentar declaração original de matrícula da direção da escola preenchida, assinada e encaminhada pela mesma, comprovante de residência e certidão de nascimento ou carteira de identidade. A foto do estudante é retirada no próprio local.
Adalmiro Vaz da Costa é um dos pais que já compareceu com seu filho Washinton, de 11 anos, para realizar o cadastro. “Gostei muito do atendimento, tudo muito rápido, é muito bom saber que meu filho vai poder ir e voltar da escola com toda a tranquilidade”, afirmou.
Quem também não deixou para a última hora foi o estudante Artur Santos, com 13 anos ele que se prepara para ingressar no oitavo ano e ressaltou que o passe vai ajudar sua mãe a economizar. “É uma ajuda e tanto que não vou precisar pagar para ir à escola.
Em 2010, mais de 19 mil alunos foram beneficiados com o Passe Escolar. A estimativa para esse ano é que esse número aumente mais de 15%. Segundo as secretarias de Mobilidade Urbana, Educação e Ciência e Tecnologia, responsáveis pela realização do cadastro, a fiscalização este ano será mais rígida quanto à utilização do benefício.
- O passe é um direito do aluno, mas em muitos casos vemos a utilização irregular que acaba prejudicando o próprio estudante.
Por isso, motoristas e trocadores estão orientados a só permitirem a passagem pela roleta de quem estiver devidamente uniformizado, informou o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, esclarecendo que em nenhuma hipótese o empréstimo do passe é permitido.
Cuidados com o Passe Escolar
Alguns cuidados são fundamentais para evitar danos e manter bom funcionamento do cartão eletrônico que é composto por um chip, recarregado automaticamente todos os meses, durante o período letivo:
- Não colocar o cartão sobre campos magnéticos (ímãs, aparelhos de som, TV e etc.);
- Não molhar e nem expor ao sol ou calor;
- Não dobrar ou cortar partes do cartão;
- Não colar adesivos.