Comemorando o Dia da Árvore, a Prefeitura de Macaé, a Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape) e a Ong Amigos da Serra realizaram, nesta sexta-feira (21), uma passeata ecológica com alunos da Escola Estadual Municipalizada Raul Veiga, em Glicério. Cerca de 120 crianças fantasiadas e com cartazes fizeram a manifestação pelas ruas do distrito da região serrana. Os jovens também participaram de uma palestra, atividades lúdicas e do plantio de mudas na Ilha da Canoa.
A Agrape desenvolve a parceria com a Ong Amigos da Serra desde 2005. A instituição fornece sementes à fundação que realiza plantio indireto de mudas nativas e plantio direto no reflorestamento junto à comunidade, priorizando as nascentes e matas ciliares.
Foram doadas pela Agrape 50 mudas de diversas espécies, como pau d’alho, oiti, ipê amarelo, ingá, saboneteira e canela. A presidente Agrape, Mariana Machado, acompanhou a passeata. “São ações como esta que fazem as novas gerações ter uma consciência ambiental. É importante darmos continuidade a esses trabalhos”, afirmou Mariana Machado.
O presidente da Ong Amigos da Serra, Leonardo Pinheiro, busca difundir a consicência ambiental e o desenvolvimento sustentável da região serra. “Nossos trabalhos estão relacionados no levantamento científico da fauna e flora e nas ações de reflorestamento. Temos o intuito de estimular a expansão das unidades de conservação de toda biodiversidade que abrange a região de Macaé e municípios vizinhos”, observou Leonardo.
Entre os inúmeros alunos que participaram da passeata estava Victor Araújo. Com apenas nove anos, o estudante estava animado em plantar sua muda. “Plantando essa árvore estamos ajudando o mundo e preservando a natureza”, disse Victor, revelando sua consciência ambiental.