A prefeitura de Macaé promoveu mais atividade, no final de semana passado, para marcar o mês do Meio Ambiente. No último sábado (19 de junho) foi realizado um passeio ciclístico sustentável, seguido de uma ação ecológica na região serrana. Cerca de 40 ciclistas deixaram a sede do município no início da manhã. Eles percorreram 27 quilômetros até chegarem ao Parque Municipal Atalaia, onde foram recepcionados pelo coordenador do local, o biólogo Alexandre Bezerra.
Depois, outros oito quilômetros de pedaladas até o Colégio Municipal Pedro Adami, em Córrego do Ouro. Lá, respeitando os protocolos sanitários adotados como prevenção à contaminação de Covid-19, 20 pessoas participaram do plantio de mudas de pau-brasil. A diretora da escola, Amaisa Pinto, esteve presente. Assim como Vicente Passos, coordenador do projeto "Giro Livre" e bisneto de Pedro Adami.
Vicente foi um dos organizadores do passeio, junto com Eduardo Stembach, coordenador do grupo "Pedal do Vale", e o Subsecretário Municipal de Ambiente e Sustentabilidade, César Romero Guimarães Pinto, que proferiu uma palestra. Segundo ele, futuras ações de educação ambiental serão realizadas. "Estamos elaborando um projeto para levar mudas de várias espécies, em passeios ciclísticos, às escolas da Serra", disse César.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado oficialmente em cinco de junho. A celebração teve início no dia cinco de junho de 1972, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou uma conferência sobre o futuro ecológico do planeta em Estocolmo, na Suécia.