Foto: Guga Malheiros
O percurso foi de seis quilômetros entre três praias da cidade
O primeiro Passeio Ecociclístico, promovido pela secretaria de Ambiente, por meio da coordenadoria de Biodiversidade, Gestão das Águas e Território, aconteceu na manhã deste sábado (7), em Macaé. Cerca de 200 ciclistas participaram da atividade, que faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente. O percurso, na maior ciclovia da cidade, foi de seis quilômetros com a interligação das praias Campista, Cavaleiros e Pecado.
O coordenador de Biodiversidade, Gestão das Águas e Território, Sávio Magaldi, afirmou que a iniciativa visa sensibilizar as pessoas para a prática do uso da bicicleta no seu dia a dia. “A proposta do governo é contribuir para esse processo com a conscientização e também com a ampliação das ciclovias da cidade e, desta forma, reduzir a circulação de veículos no município”, disse Sávio.
Para o ciclista Paulo Lopes, 59 anos, a bicicleta é seu meio de locomoção. “Ela está no meu dia a dia e acredito que seja a solução para a mobilidade urbana de Macaé e também para o bem estar de qualquer pessoa”, acrescentou.
O passeio contou com a parceria de diversos órgãos da gestão municipal, 95º Grupo de Escoteiros de Macaé, ONG SOS Pecado, Associação e Surf Macaense, além das empresas Unimed, JC Fragoso, Água Vale do Sol, Fábrica de Telas, Lupatech e J. Pavani.
Plano Cicloviário - Com o objetivo de garantir mais segurança aos ciclistas e desenvolver rotas integradas na cidade, a Prefeitura, em parceria com a Federação de Ciclismo, já começou a elaborar o Plano Cicloviário de Macaé. Atualmente, a cidade tem cerca de 17 quilômetros de ciclovias.