Um passeio com direito à volta no tempo. Assim, o Walking Tour Macaé se consolidou como um importante projeto de conhecimento e preservação da história de Macaé. Nesta sexta-feira (28), encerrando o roteiro de março, o grupo pode desfrutar das belas paisagens da costa macaense e conhecer mais sobre um dos cartões postais da cidade, o Farol Velho.
Também conhecido como Farolito, o farol data de 1880. A construção remonta a um período de desenvolvimento econômico de Macaé, sendo criada para dar suporte às operações do Porto de Imbetiba, favorecendo o transporte de pessoas e escoamento da produção agrícola.
A guia do grupo e responsável pelo projeto, Paloma Rosa, falou sobre a satisfação do grupo, em sua maioria, moradores de Macaé e com pessoas que nunca tinham visitado o Farol. “É uma oportunidade de descobrir a própria história, seja por quem nasceu ou por quem está morando há anos, inserido no contexto da cidade. Mostrando não só o Farol, mas sua relação com os 100 anos de ferrovia, e a história da navegação, bem antes da chegada da Petrobras”, destacou.
As amigas, Valéria Bernardo e Marília Ferreira estavam animadas por conhecer o Farol, lugar que, mesmo sendo macaenses e viverem na cidade, nunca haviam conhecido. “Quando vimos sobre o passeio, não pensamos duas vezes. Estamos muito gratas pela oportunidade”, disseram, com a Valéria complementando que com o projeto já conheceu outros locais como o Forte e o Solar dos Mellos.
Tereza Almeida, mora há 47 anos em Macaé, e também nunca havia passado pelo Farol. “Já fui a vários roteiros do Walking Tour e, com isso, estou tendo a chance de conhecer mais sobre essa cidade maravilhosa que eu amo”, afirmou.
Guilherme Pinheiro, de 15 anos, aproveitou o passeio guiado como forma de desestressar após a semana dedicada às provas na escola. “Está sendo bem interessante poder conhecer mais sobre Macaé, ainda mais para mim que sou nascido e criado aqui”, informou.
Em abril, roteiro será pelo Solar dos Mellos
Para os interessados em conhecer mais sobre Macaé, o roteiro de abril levará os participantes ao museu Solar dos Mellos. Durante o passeio, além de conhecer o espaço externo e interno, os visitantes poderão acessar fontes históricas como jornais e documentos.
A participação é gratuita, bastando apenas enviar e-mail para macaewt@gmail.com, com o nome completo e a data escolhida. Após a confirmação, receberão informações adicionais sobre o evento.
Veja a programação do Walking Tour em abril:
- Dia 04/04 às 9h30
- Dia 11/04 às 14h30
- Dia 25/04 às 9h30.