Pátio de manobras será transferido

04/08/2006 17:26:16 - Jornalista: Ludmila Azevedo

A prefeitura de Macaé fechou convênio com o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (Dnit) para a transferência do pátio de manobras e da linha férrea, localizado às margens do Canal Fábio Franco. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (04), pelo presidente do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Jorge Siqueira, durante o Encontro dos Ferroviários, no auditório do Sindipetro.

Segundo o presidente do Fumdec, a obra está orçada em R$ 132 milhões que será executada através de uma parceria entre o município e o governo federal. Outra novidade anunciada pelo presidente do Fumdec será a participação do município nas obras de revitalização do espaço, hoje ocupado pelo pátio de manobra. “Mas, antes queremos ouvir vocês”, disse o presidente do Fumdec aos ferroviários presentes ao evento.

De acordo com Jorge Siqueira, essa é uma luta de quatro anos. “O prefeito Riverton vem fazendo uma integração política onde o município vai ser o grande beneficiário”, relatou. A implantação do trem turístico na região serrana foi outro projeto abordado pelo presidente do Fumdec.

- Esse é um projeto audacioso que não depende só do governo municipal. Há alguns pontos que ainda precisam ser resolvidos como a aquisição de uma máquina. Essa é nossa maior dificuldade no momento. Este projeto será implantado em parceria com a iniciativa privada.

Durante o encontro foi discutido a reativação do transporte de passageiros no ramal Macaé/Campos. O Governo Federal irá reativar em todo o país 25 ramais de até 200 quilômetros, sendo que três ficam no Estado do Rio de Janeiro.