logo

Patrimônio Histórico quer resgatar cultura popular

24/01/2007 12:55:34 - Jornalista: Simone Noronha

A prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Acervo e Patrimônio Historio, vai prosseguir durante este ano com o trabalho de pesquisa de resgate da história da cidade. Além do trabalho de recuperação de documentos importantes, como o acervo da Câmara de Vereadores, a secretaria implantou a Comissão de Preservação de Bens Culturais de Natureza Imaterial, que vai ajudar a divulgar a cultura popular.

“Não podemos deixar que a cultura popular se perca com o tempo. Por isso, vamos registrar, em todo município, as festas folclóricas, cultos religiosos tradicionais, culinária típica, espaços públicos para práticas culturais coletivas, cantos e danças”, explicou o secretário de Acervo e Patrimônio, Ricardo Meirelles. O trabalho será orientado com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que vai repassar informações sobre a metodologia utilizada.

O primeiro trabalho desta comissão está direcionado às celebrações do mês de junho: Festa de São Pedro, Festa de São João e Festa de Santo Antônio, tradicionais em Macaé. Inicialmente foi feito um levantamento documental – fotográfico, audiovisual e bibliográfico - destas celebrações para a reunião do maior número de informações, buscando subsídios para o inventariamento das mesmas. As informações preliminares foram coletadas em acervos diversos, públicos e privados.

O trabalho vai incluir o trabalho de campo e recolhimento de depoimentos orais. Os interessados em colaborar com registros referentes a estas celebrações podem entrar em contato com a Secretaria pelo telefone – (22) 2759-2441 ou fazer uma visita ao Solar dos Mellos. “A participação da comunidade é essencial para o desenvolvimento do trabalho desta comissão e todos os documentos referentes às festas são importantes fontes históricas para Macaé”, disse o secretário.